Ao usar um papel reciclado na sua empresa, você colabora com o meio ambiente de várias formas. Uma delas é evitar que papéis parem em aterros, levando anos para se decompor. Outra vantagem é que o reaproveitamento de papel economiza muito mais água do que o processo de fabricação de papéis novos.

Hoje, o papel reciclado aparece em vários formatos, da folha sulfite ao papelão de embalagens. Isso mostra como a reciclagem é importante, além da versatilidade desse produto, que pode ser reaproveitado. Vamos ver a seguir mais benefícios do reaproveitamento do papel.

1. Contribui para a preservação da natureza

Ele evita o corte de árvores para a produção de papel novo. Isso já contribui para manter mais florestas em pé, preservar o solo ao redor e manter a fauna do local em ordem. O consumo de energia e água para reciclar papel também é bem menor do que para fabricar uma remessa nova.

O processo de fabricar papel reciclado também reduz consideravelmente as emissões de gás carbônico no ar. Esse gás é um dos responsáveis pelo efeito estufa, que deixa o planeta mais quente e interfere no regime natural de chuvas, frio e calor.

2. Traz mais valor agregado para a sua marca

Preservar o meio ambiente é uma preocupação que vem crescendo nos últimos anos. Os consumidores também estão atentos a isso. Usar papel reciclado em embalagens, por exemplo, diz muito sobre a empresa, pois mostra que ela faz sua parte em relação à natureza. 

Assim, informe ao cliente, na própria embalagem, que você usa papel reciclado. Ele vai se sentir um contribuinte da natureza ao adquirir um produto que se preocupa com o meio ambiente. Isso também vai ajudar na divulgação da sua marca, que estará engajada com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

3. Reduz os custos

Outra iniciativa é reduzir o número de impressões em papel e usar papel reciclado A4 quando necessário. Isso mostra aos funcionários que a empresa também se importa com a natureza. Diminuir a quantidade de folhas também vai impactar no seu orçamento mensal.

4. Cria consciência ambiental nos funcionários

Quando a empresa mostra preocupação com a natureza por meio do uso de folha reciclável, isso diz ao colaborador que essa preocupação deve estar ao alcance de todos. Seja no papel sulfite ou em embalagens, a adoção de materiais recicláveis traz para perto de todos a urgência de pensar no meio ambiente.

Isso pode servir, inclusive, como estímulo à coleta seletiva dentro da empresa. Colocar lixeiras com cores diferentes para cada tipo de resíduo (papel, metal, vidro, plástico e orgânico) leva a mensagem de proteção ao meio ambiente para as famílias dos funcionários, o que também agrega valor à marca.

sustentabilidade, planeta, mãos

Hand presenting earth sustainable environment remix

Quais papéis podem ser reciclados?

É importante notar que nem todos os papéis podem ser reciclados. Se, na sua composição, houver outros ingredientes, como plástico e metal, eles não podem ser dispensados junto com outros papéis. Veja abaixo quais são os que não podem ser reciclados:

  • etiquetas e adesivos;
  • papel-carbono;
  • papel-toalha;
  • papel higiênico;
  • guardanapos engordurados;
  • papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

Por outro lado, a lista de papéis recicláveis é extensa:

  • jornal;
  • saco/sacola de papel;
  • revistas;
  • papelão;
  • papel branco e misto;
  • impressos;
  • embalagens longa vida (de leite, sucos, molho de tomate, etc).

O que é feito de papel reciclado?

O que podemos reciclar com papel? A lista vai além do papel sulfite A4: embalagens, sacolas, papel higiênico, papel-jornal, papelão, papel para artesanato, papel-toalha, guardanapo e papel de impressão offset (como cadernos, envelopes e papelaria de escritório).

A importância da reciclagem em números

Vimos que o papel reciclado traz muitas vantagens para o meio ambiente. Só para se ter uma ideia, para fazer uma tonelada de papel novo são necessárias duas toneladas de madeira, que rendem aproximadamente 15 árvores. São usados até 100 mil litros de água na produção.

Além disso, são consumidos até 7,6 kW de energia — mais de 20 vezes o que uma casa com quatro pessoas consome em um mês. No final do processo, 18 kg de resíduos poluentes são produzidos, além de 88 kg de lixo sólido, que é difícil degradar no meio ambiente.

Tipos de papel reciclado

Embora a forma mais comum de se fazer papel reciclado seja por meio do próprio papel usado, há técnicas em estudo que utilizam outros materiais. Um deles é o plástico de garrafas PET. Ele é tratado com substâncias químicas não agressivas ao meio ambiente, se degradando na natureza.

Uma alternativa é reutilizar sacolas plásticas, embalagens de salgadinhos, biscoitos e chocolates para produzir papel. Ele fica mais resistente e é mais grosso, não rasgando facilmente. Em ambos os casos, além de não usar madeira, dezenas de toneladas de plástico deixam de ir para o lixo.

Um dos tipos de papel reciclado que você encontra em nosso site é o papel A4 NAT. O modelo é feito 100% com fibra de cana de açúcar e com apelo sustentável. Além disso, ainda possui o certificado ISO 9001 de qualidade.

Garanta seu suprimento de papel reciclado na Oceano B2B!

A Oceano B2B tem uma linha de papel sulfite A4 feito com papel reciclado. Além disso, temos materiais descartáveis feitos com plástico reciclável, o que ajuda ainda mais a engajar sua empresa na preservação do meio ambiente. Cadastre-se no nosso site e fique por dentro das novidades!

 

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.