Os efeitos da pandemia de COVID-19 que ainda refletem no cotidiano de pessoas ao redor do mundo provaram que a desinfecção de ambientes é fundamental para a segurança de todos que circulam nesses espaços, e também de quem tem contato com essas pessoas durante o dia a dia.
Com certa sazonalidade, surgem doenças ou necessidades sanitárias especiais que requerem ainda mais cuidados na limpeza e proteção de ambientes ou objetos compartilhados.
No caso das empresas, a higiene foi um dos setores que mais precisou correr para se adaptar às novas necessidades, seja pelo aumento de equipes, seja pela compra de produtos e materiais essenciais e que se tornam obrigatórios a partir de agora. Confira a seguir dicas de como manter sua empresa sempre higienizada e pronta para operar da melhor forma.
A desinfecção de ambientes na empresa é de extrema importância
Existem diversas maneiras de desinfectar um ambiente, que pode ser lavando o piso ou as paredes, aplicando produtos de ação rápida, contratando profissionais específicos e até mesmo evacuando o prédio, no caso de dedetização e remoção de outros agentes, como cupins, vespas e afins.
Durante a pandemia de COVID-19, o principal método para realizar a desinfecção de ambientes de forma eficaz é o uso de desinfetantes com ação antibactericida e antiviral, com garantia de remoção de até 99% dos agentes nocivos de ambientes e superfícies de uso coletivo.
Limpeza, desinfecção de ambientes ou esterilização: qual escolher?
Sejam shoppings, indústrias, prédios comerciais, lojas de varejo, supermercados, comércio entre outras empresas de diferentes ramos, todos passaram a prestar ainda mais atenção à sanitização e desinfecção de ambientes, por autoconsciência ou pela obrigatoriedade dos órgãos de fiscalização e saúde pública.
Porém, existem algumas diferenças entre limpar, desinfetar ou esterilizar um ambiente, e saber essa diferenciação pode ajudar bastante na hora de definir qual a melhor opção para a empresa.
- Limpeza: é o procedimento básico realizado de forma constante, como varrer e passar pano no chão, remover poeira de objetos e móveis, lavar vidros, banheiros e cozinhas, aspirar carpetes, etc. Garante a boa convivência no espaço, a conservação do patrimônio, e previne doenças respiratórias ou causadas por animais atraídos por sujeira;
- Desinfecção: após a limpeza básica, é necessário fazer a desinfecção de ambientes, que remove microrganismos presentes em vasos sanitários, pias, objetos e superfícies de contato coletivo que podem transmitir doenças, incluindo a COVID-19. Esse procedimento é fundamental para o funcionamento diário de hospitais, restaurantes, lanchonetes e escritórios;
- Esterilização ou sanitização: são mais utilizadas na indústria alimentícia ou de saúde, pois são feitas com a aplicação de produtos e técnicas específicas, removendo completamente qualquer agente que possa oferecer risco de contaminação via contato.
Dicas para fazer desinfecção de ambientes da forma correta
Sabendo dessa diferença, é hora de aprender como aplicar cada um desses procedimentos de acordo com as necessidades da sua empresa, garantindo não só um ambiente limpo, organizado e bonito, mas seguro para funcionários, visitantes e clientes.
Produtos de limpeza eficientes
É possível encontrar uma enorme variedade de produtos para desinfecção de ambientes, mas cada um deles oferece diferentes funções, que podem ser adequadas ou não para o serviço que você precisa. Para a limpeza do dia a dia dos pisos, um desinfetante ou limpador perfumado comum resolve, mas para limpar banheiros e lavabos, água sanitária e desinfetantes mais potentes são necessários.
Diversas marcas oferecem produtos de tamanhos exclusivos para empresas. Se você tem uma equipe própria para a manutenção da limpeza e desinfecção de ambientes, vale investir nesses produtos de maior quantidade de eficácia geral. E se você é dono de uma empresa que presta serviços de limpeza, essa opção pode gerar mais economia e rendimento para a realização do trabalho.
Horários e dias específicos
É muito comum vermos a limpeza de ambiente sendo feita no início ou no fim do dia nas empresas. E isso tem um motivo, pois não adianta lavar o piso de uma recepção durante um horário de pico, já que as pessoas vão entrar e sair do prédio com frequência, inutilizando todo o trabalho feito no local.
Nas necessidades atuais, a desinfecção de ambientes pode ser refeita no meio do dia, mas reforçada com tapetes sanitizantes, superfícies cobertas com plásticos e protetores de sapatos.
O ideal é reservar um horário ou dia da semana para desinfecção de ambientes mais completa, e apenas reforçar a eficácia do trabalho durante os dias restantes.
Manutenção diária da limpeza
Um ambiente desinfetado, a depender da eficácia dos produtos escolhidos e da abrangência dos espaços, não irá precisar de uma nova desinfecção em um período de sete dias a um mês. Tudo depende dos equipamentos para desinfecção de ambientes utilizados e da necessidade da empresa.
Porém, para garantir que o efeito seja duradouro, é necessário manter os ambientes limpos. Isso inclui varrer e passar pano nos espaços de maior circulação, oferecer álcool em gel para higienização das mãos, utilizar e investir em câmaras de desinfecção, tapetes sanitizantes, além de fazer a limpeza de equipamentos de circulação de ar.
Fique por dentro das melhores formas de manter a sua empresa sempre em dia
A Oceano B2B sabe que cada empresa possui necessidades únicas, por isso, oferece diversos produtos que fazem toda a diferença na rotina de um negócio, combinados com frete rápido, preços baixos e uma seleção cuidadosa de cada produto.
Continue acompanhando nossas dicas no blog e não deixe de conferir itens essenciais para a sua empresa com vantagens imperdíveis.