Para limpar os ambientes do seu negócio, um checklist de limpeza empresarial ajuda muito. Com ele, é possível organizar a equipe que vai executar o serviço, os produtos utilizados e os melhores horários para realizar a limpeza. Esse processo é muito útil para grandes espaços ou para aqueles que possuam equipamentos especiais.

A limpeza bem realizada e constante diminui a proliferação de fungos, bactérias e demais micro-organismos prejudiciais à saúde. Além disso, manter o ambiente limpo é um belo cartão de visitas para clientes e fornecedores que visitam sua empresa. Vamos ver algumas  dicas para fazer um check-list de limpeza empresarial eficaz e completo.

  1. Classifique os ambientes da empresa

O primeiro passo para saber como limpar a empresa é definir quais ambientes devem passar pelo processo diária, semanal ou mensalmente. Assim, locais que são muito frequentados devem ser limpos todos os dias. Cozinhas, escritórios, corredores, linhas de produção, elevadores e escadas entram nessa lista.

Dependendo do fluxo de pessoas, os banheiros devem ser limpos mais de uma vez ao dia. Por outro lado, estoques, estacionamentos, prateleiras e locais mais altos entram na lista de limpeza semanal. Já paredes, fachadas, vidros e vidraças, e locais pouco frequentados podem ser limpos a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

  1. Limpeza de móveis e equipamentos

Considere no check-list a limpeza de móveis e equipamentos. Dependendo da frequência de uso, essa limpeza deve ser constante. Geralmente, sofás, carpetes e cortinas podem ser limpos semanalmente. Os filtros de ar-condicionado podem ser trocados ou lavados a cada 15 dias.

  1. Qual o melhor horário?

Veja os horários com menor circulação de pessoas. Geralmente, a equipe que faz a limpeza empresarial deve chegar antes dos demais funcionários e limpar os ambientes mais frequentados antes do expediente. Uma boa forma de organizar esses colaboradores é dividi-los por setores, salas ou andares.

Assim, uma pessoa ou grupo fica responsável por um determinado ambiente — isso também deve incluir os banheiros! Dessa maneira, quando um funcionário detectar alguma sujeira fora do habitual, ele pode procurar o responsável pela limpeza daquele local. Isso também deixa a equipe especializada nesses ambientes.

O mesmo vale para a limpeza semanal e mensal. Escolha um dia e horário menos movimentado e entre com a equipe. Como geralmente é a mesma equipe da limpeza diária, você pode fazer escalas de limpeza entre os colaboradores. 

  1. Anote tudo no checklist

O check-list de limpeza empresarial serve especialmente para conferir se está tudo em ordem. Se possível, no check-list, deixe um campo para a anotação de observações. Elas serão fundamentais caso os colaboradores da limpeza encontrem problemas ou aconteça algo fora do comum.

Anote também os produtos usados, a data de abertura das embalagens e se precisa repor esse estoque. Dependendo do local e dos equipamentos, há produtos de limpeza específicos cujo prazo de validade é alterado pela abertura da embalagem ou armazenamento.

  1. Produtos para limpeza

    Imagem de check list limpeza empresarial

Ao fazer a classificação dos ambientes para limpeza diária, semanal ou mensal, considere qual é a sujeira produzida no local. Isso impacta diretamente no tipo de produto utilizado (se é de limpeza geral ou limpeza pesada). São itens diferentes, que exigem cuidados específicos na hora da manutenção.

Assim, temos os limpadores de uso geral, limpadores para vidro, detergentes, água sanitária, desengraxantes, solventes, ácidos e alcalinos suaves e fortes, desinfetantes e álcool, entre outras dezenas de produtos disponíveis. A Oceano B2B tem um portfólio completo de produtos para as suas necessidades. 

Produtos de uso profissional

Eles devem entrar na lista de produtos de limpeza no caso de locais com grande movimentação de pessoas ou grandes áreas que precisam ser limpas. Eles costumam ser vendidos em galões ou de forma concentrada. O preço pode ser um pouco maior, mas o custo-benefício vale a pena pela durabilidade do produto.

Produtos de limpeza pesada

Detergentes concentrados, desengraxantes, solventes, ácidos e alcalinos leves e suaves entram nesta lista. Eles são ideais para limpar graxa, gorduras, óleo, caixas de gordura, tubulação de esgoto, tirar ferrugem e limpar banheiros para evitar a proliferação de bactérias e demais micro-organismos.

Produtos de uso específico

Esses são os que podem ser usados para a limpeza de utensílios ou locais específicos. Por exemplo, pastas que limpam utensílios de prata, inox, produtos usados na desinfecção de ambientes hospitalares, limpadores de piso como porcelanato, cerâmica, e desentupidores de canos de esgoto.

  1. Cuidados no uso

Sempre veja o rótulo para ver as quantidades adequadas para o uso dos produtos, os equipamentos de proteção individual e se precisa de algum treinamento antes de utilizá-los. Dependendo do tipo de limpeza, oriente a equipe da limpeza antes do trabalho para evitar acidentes.

  1. Contrate uma equipe especializada

Se você tem um maquinário especial, entre em contato com a assistência técnica para fazer uma manutenção programada dos equipamentos, incluindo limpeza profunda. Isso pode acontecer em períodos mais espaçados. Anote no seu checklist de limpeza empresarial para sempre manter os equipamentos em ordem.

Garanta a limpeza da sua empresa com os produtos da Oceano B2B!

Com o checklist de limpeza empresarial pronto, conte com os produtos da Oceano B2B para garantir uma limpeza de sucesso! Cadastre-se no nosso site e fique por dentro das novidades e promoções de produtos de limpeza!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.