Cafeteira profissional é um assunto comum no Brasil. O país é o maior produtor de café do mundo e todos os anos exporta milhões de sacas.
Como não poderia ser diferente, os brasileiros também estão no pódio de maiores consumidores de café.
Estudos recentes apontam que o brasileiro consome, por ano, quase 5kg de café, o que significa mais de 80 litros.
A Embrapa estima que ainda em 2022 esse consumo deverá chegar às 170,3 milhões de sacas, um acréscimo de 3,3% dos períodos anteriores.
Esses números injetam ânimo no mercado. O segmento de café, de acordo com o Sebrae, teve um crescimento de 64% no país nos últimos anos, movimentando quase R$ 30 bilhões em negócios.
Vantagens de ter uma cafeteira profissional
O cenário é próspero e exigente: ao mesmo tempo que surgem mais empresas no ramo, é necessário se diferenciar para atrair a clientela. Por isso a importância de ter uma cafeteira profissional de qualidade.
O mesmo vale para as empresas que servem cafés no espaço corporativo. Clientes e funcionários estão cada vez mais exigentes e o cafezinho bem servido, com economia e sabor único, pode ser um diferencial.
As vantagens desse tipo de cafeteira não param por aí!
- Evita o desperdício de café
- Maior economia de energia elétrica
- Durabilidade da cafeteira
- Praticidade na rotina da empresa
- Segurança e confiabilidade
Veja, a seguir, como essas 5 vantagens podem contribuir com o sucesso do seu negócio.
1: Evita o desperdício de café
Quem nunca tomou café com gosto de queimado só por educação?
A vida útil do café passado começa a contar a partir das primeiras gotas coadas. Quanto mais tempo na jarra, menos saboroso e saudável.
Também existe a situação de fazer café na proporção errada para consumo e acabar sobrando ou faltando.
Para quem se preocupa com o custo-benefício, esse tópico é muito importante! As cafeteiras profissionais possuem recursos de controle de ingredientes para doses longas ou curtas de café.
Contam com sistema de armazenamento que mantém o sabor fresquinho do café por mais tempo, além de bocais de saída ajustáveis para servir a quantidade desejada.
As máquinas que fazem o café na hora, com sistema automatizado, têm um plus: ao toque de um botão moem e passam café na quantidade certa para xícaras únicas ou mais doses.
2: Economia de energia elétrica
Se você ainda não tem uma cafeteira profissional e está preocupado com o investimento, pode ficar tranquilo.
Colocar o seu dinheiro em equipamentos especializados pode ser uma forma de gerar economia para a sua empresa.
Diferentemente das cafeteiras de uso doméstico, as cafeteiras profissionais são fabricadas para suportar longas horas de uso, muitas com tecnologia para a redução de consumo de energia elétrica.
A função de stand-by já é realidade em muitos modelos, permitindo programar um temporizador para controlar automaticamente o seu funcionamento entre os cafés servidos.
3: Durabilidade da máquina
As máquinas de café profissionais são naturalmente mais robustas do que as domésticas.
Mesmo as mais compactas são desenvolvidas com materiais de alta tecnologia, que são mais resistentes a problemas comuns do dia a dia, como impactos leves e movimentos repetidos.
São pensadas para uma rotina de horas ligadas à fio, inúmeros cafés passados e de poucas manutenções.
Seus compartimentos para resíduos e ingredientes são maiores e mais fortes. O casco é resistente às altas temperaturas, transferindo o mínimo de calor possível.
O controle de temperatura também acontece do lado de dentro, com a parte interior (corpo da caldeira) geralmente feita em alumínio.
O moinho para grãos das melhores marcas costumam ser em cerâmica. Já para a coagem/filtragem em polímero (plástico) de alta resistência ou metal nobre.
Enfim, uma série de elementos bem pensados para que o produto dure por mais tempo, sem perder a qualidade.
4: Praticidade na rotina da empresa
Tempo é dinheiro, por isso praticidade nunca é demais.
Quanto mais simples for o funcionamento de uma cafeteira, melhor para o estabelecimento, clientes e funcionários.
Existe uma ciência no ato de fazer café. A temperatura da água, a quantidade de café e dos outros ingredientes deve ser precisa.
Controlar isso manualmente dá muito trabalho, mas as máquinas profissionais já fazem essa gestão automatizada.
Os painéis (digitais ou analógicos) mostram informações em tempo real sobre os insumos disponíveis, a necessidade de algum tipo de manutenção (como retirar a borra de café, por exemplo) e outras que facilitam a operação do usuário.
Outra vantagem relacionada à praticidade são as inúmeras bebidas que uma cafeteira profissional pode fazer.
Além do café expresso preto, encontra-se modelos que fazem variações da bebida, como café com leite, cappuccino, mocaccino e até chocolate quente.
Tudo isso em máquinas bem pensadas para facilitar a limpeza periódica, com peças fáceis de encaixar e desencaixar.
5: Segurança e confiabilidade
Confiança é tudo o que você precisa para fazer uma compra com segurança.
Além de se informar muito bem sobre as cafeteiras que deseja comprar para a sua empresa, contar com redes especializadas de fornecedores é uma mão na roda!
Fornecedoras como a Oceano fazem a seleção de produtos e marcas confiáveis, centralizando em suas páginas as melhores opções para todos os gostos e bolsos.
Também valem um voto de confiança por permanecerem atentas às inovações lançadas e buscarem prestar o melhor atendimento ao cliente.
O mercado é muito competitivo, então quem melhor atende e satisfaz as necessidades do cliente com bons produtos acaba saindo na frente.
Faz parte desse movimento o bom relacionamento com as próprias marcas. Dessa forma, os fornecedores articulam preços atrativos e prazos de entrega mais rápidos, prezando a transparência dos trâmites.
Café em pó, grão e cápsulas. Saiba mais sobre as opções da Oceano B2B
Tipos de cafeteira
Diferente das cafeteiras domésticas, as cafeteiras profissionais são fabricadas em material que resiste aos longos períodos de uso, além de produzirem café em escala programável.
Para otimizar o entendimento desse conteúdo, vamos classificá-las em dois grandes grupos para empresas: manuais e automáticas.
Máquinas de café manuais
Uma cafeteira profissional ainda pode ser manual. Esse sistema é eficiente e exige uma certa experiência de quem prepara o café.
A produção deve ser acompanhada, por garantia, do princípio ao fim. Cafeterias do estilo vintage (mais caseiras) e escritórios menores costumam usar essas máquinas.
No entanto, alertamos ao fato de não serem tão práticas, demandarem mais tempo e disponibilidade do usuário.
As semi-automáticas fazem o elo com as automáticas. As máquinas com cápsulas de café são um bom exemplo.
Máquinas de café automáticas
De longe são as máquinas de café para empresas mais recomendadas, sejam elas especializadas em café ou para uso corporativo.
Os sistemas automatizados de café liberam o usuário da supervisão contínua, sem perder a qualidade da bebida.
Elas oferecem a maior parte das vantagens listadas. O custo-benefício é extremamente atrativo, principalmente considerando a qualidade do café, agilidade e praticidade.
A melhor cafeteira profissional
Algumas marcas despontam no mercado nacional e concorrem com as melhores cafeteiras profissionais.
A cafeteira ideal para escritório, a cafeteira industrial e para a rede de alimentação provavelmente estão entre elas:
A marca SAECO tem se destacado no mercado por oferecer produtos de alto desempenho para todos os tipos de negócios.
O catálogo conta com opções que, mesmo compactas, atendem as necessidades de diferentes estabelecimentos: cafeterias, lancherias e uso corporativo.
Vale a pena conhecer seus diferenciais para a produção de café em grandes quantidades.
Philco e Black Decker são conhecidas especialmente pelas máquinas de café em pó, que utilizam a jarra de vidro ou inox.
Possuem modelos com sistema intuitivo, especialmente direcionados aos ambientes com menor circulação e consumo limitado de café.
A Cadence tem um conceito muito parecido, alternando um pouco na qualidade e durabilidade, com preço geralmente inferior.
Nespresso e 3 corações talvez sejam as marcas mais famosas de cafés em cápsulas. Oferecem modelos mais ou menos compactos, para uma ou duas xícaras por vez, o que impacta na intensidade da bebida.
Oceano B2B: as melhores cafeteiras para a sua empresa
A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 produtos bem pensados para equipar todos os setores da sua empresa. É nesse contexto que você vai encontrar a cafeteira profissional certa para servir seus clientes e funcionários. Acesse o site para fazer uma compra rápida, fácil e segura.
Você já conhece as nossas redes sociais? Clique e siga para acompanhar as novidades e conteúdos especiais sobre suprimentos corporativos