A internet mudou profundamente a forma como as pessoas se comunicam. Devido à importância do marketing, a maioria das empresas repensou a forma como atingir atuais e futuros clientes. O contexto de pandemia em 2020 acelerou um processo natural projetado para alguns anos à frente: sua empresa só existe se ela está no digital.

Quem deixou a internet de lado nos últimos anos e precisou atrair novos clientes ou manter os antigos se viu obrigado a criar perfis em redes sociais, marketplaces e plataformas de vendas. Mas a importância do marketing vai além das vendas, e nós vamos destacar cinco tipos de marketing que sua empresa pode usar para reforçar a marca junto ao público-alvo.

A importância do marketing para empresas em diferentes plataformas

Assim como a televisão parecia que ia substituir o rádio, a internet parecia que ia substituir as mídias físicas, como banners, revistas, jornais e panfletos. Obviamente, os meios de comunicação escritos precisaram passar por uma reformulação, se adequando aos novos formatos digitais, mas explorando as mídias físicas de novas formas.

A verdade é que a internet reforçou a importância do marketing para qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Hoje, é possível combinar diferentes estratégias, atingindo diferentes públicos simultaneamente e explorando novas formas de atingir clientes usando tecnologia e criatividade.

Cada tipo de marketing tem um objetivo diferente, e a seguir você confere algumas das principais características dos cinco mais usados.

1. Marketing digital

Muito falado em palestras, eventos e até mesmo integrando nomes de empresas, o marketing digital virou um nicho de negócios, visando a criação e a implementação de estratégias de marketing voltadas para o universo digital. E isso vai além de usar a internet como principal meio de alcance aos usuários.

O SEO, em português, Otimização para Mecanismos de Busca é uma parte do marketing que visa tornar a presença digital da empresa mais sólida, construindo boa visibilidade nos mecanismos de busca, como Google, e utilizando a internet como canal de vendas direto com o cliente, seja por computadores ou smartphones.

Essa técnica visa posicionar um site nos mecanismos de busca de forma a gerar maior visibilidade para o negócio, além de aumentar autoridade, alavancar vendas e coletar leads através de newsletters, blogs e outros tipos de postagens.

Atrelado a isso está uma intensa produção de conteúdo, que é uma das formas pelas quais o cliente em potencial chega até você, não mais como acontecia antigamente, com a empresa constantemente atrás de clientes.

2. Marketing direto

Um dos melhores exemplos de marketing direto é o e-mail marketing ou newsletter. Para obter essas listas de emails, muitas empresas as compravam de agências especializadas, mas isso se tornou uma prática ilegal, especialmente com as novas leis de privacidade aos dados fornecidos pelos usuários.

Além de utilizar dados não autorizados pelos usuários, como email pessoal e telefone, essa prática quebra a privacidade do usuário, e pode gerar processos caso a marca insista em manter contato com a pessoa, mesmo após cancelamento da assinatura do email.

Depois de chegar até o seu conteúdo de blog fazendo uma busca no Google pelo computador ou dispositivo móvel, pelas redes sociais ou até mesmo por contatos pessoais, o usuário pode fornecer e-mail e telefone como troca por materiais ricos, como e-books, planilhas de produtividade, manuais e afins.

3. Marketing de relacionamento

várias pessoas sentadas reunidas falando sobre o marketing digital

Sabendo um pouco mais sobre a importância do marketing digital fica fácil entender o marketing de relacionamento. Afinal, o usuário forneceu o e-mail dele para a sua empresa, mas o que fazer com essa informação? Existem formas de saber o interesse de cada lead (como são nomeados esses clientes em potencial).

O marketing de relacionamento busca ofertar produtos e serviços com base na necessidade de cada cliente, sempre adequando a estratégia de negócios conforme o momento de cada pessoa.

4. Marketing institucional

Um dos principais objetivos das ações de marketing é aumentar o volume de vendas, mas também reforçar a imagem da marca junto ao mercado e aos consumidores. Uma das estratégias para obter esse tipo de resultado é utilizando o marketing institucional.

O maior exemplo é a marca de refrigerantes mais famosa do mundo, que tem seu nome disseminado em todos os lugares do planeta e sempre aposta em campanhas diversas e diferentes meios de comunicação. Se uma marca gigante se preocupa intensamente com a visibilidade é porque leva em consideração a importância do marketing ainda no início.

5. Marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha reúne uma série de ações de marketing para atrair clientes, utilizando abordagens criativas e intervindo em espaços comerciais e públicos com o objetivo de atingir os consumidores de forma mais efetiva. Exemplos são a customização de fachadas de prédios, a instalação de máquinas e dispositivos interativos, além de distribuição de objetos promocionais.

Como aplicar as melhores estratégias de marketing na sua empresa

Existem cases de marketing geniais e que não foram necessariamente pensados por um PhD. A melhor forma de definir uma estratégia de marketing para a empresa é partindo do momento atual do negócio, os objetivos de curto, médio e longo prazo, além de orçamento e corpo de ação.

Para empresas que não possuem nenhum conhecimento em marketing, é possível contratar agências especializadas, impulsionando os resultados baseados em crescimento controlado, além de ser uma forma prática de focar em novos investimentos e planejamento interno.

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.