Um ambiente de trabalho saudável é aquele onde as pessoas se sentem bem e incentivadas a fazer seu trabalho, a dar sugestões e a interagir com os demais colaboradores. Isso, é claro, se reflete na produtividade dos funcionários. Afinal, pessoas mais estimuladas produzem mais e melhor, e todos saem ganhando.

Aqui, além da relação entre colaboradores, o ambiente físico conta muito. Aliás, ele faz parte da definição de ambiente de trabalho saudável. O local deve ser confortável, bem iluminado,, organizado, oferecendo boas condições de segurança e higiene.

Há vários tipos de ambiente de trabalho que precisam receber atenção, como áreas abertas separadas por baias ou salas individuais, além daquelas em formato de colmeia, que agrupam os membros de uma equipe. As áreas de descanso para os momentos de intervalo também entram nesse grupo. 

A importância de ter um bom ambiente de trabalho

A importância de se ter um bom ambiente de trabalho vai bem além da disposição física dos colaboradores no espaço, criando uma integração entre a equipe, que se sente mais engajada. Isso facilita a realização das tarefas e o cumprimento de metas, fazendo com que o time colabore para o desenvolvimento da empresa.

Um dos sintomas de ambientes de trabalho que não são saudáveis é a alta rotatividade dos colaboradores, por exemplo. Se eles não se sentem bem no local, dificilmente permanecerão por muito tempo. Isso traz uma sensação de insegurança, além de forçar a empresa a investir em treinamento para funcionários novos.

Uma das formas de medir a qualidade do ambiente de trabalho é por meio de pesquisas de satisfação. Há organizações e plataformas online que podem aplicar questionários aos funcionários, e isso traz informações preciosas aos diretores que nem sempre são visíveis ou perceptíveis.

Como criar um bom ambiente de trabalho

Imagem de ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável e seguro passa pela pesquisa de engajamento da qual falamos há pouco. No entanto, há outros detalhes que devem ser analisados, como organização do espaço, comunicação eficiente entre os funcionários e integração. Veja oito dicas para conseguir tudo isso.

1. Organização do espaço e móveis confortáveis

Veja se o local tem iluminação adequada. Muita ou pouca luz ambiente pode causar dores de cabeça e dificuldade de concentração nos funcionários. Um mobiliário corporativo ergonômico é outro detalhe importante, especialmente para quem fica sentado por horas a fio. Esse ponto contribui para um ambiente de trabalho saudável.

2. Regime híbrido de trabalho

Quando o funcionário exerce suas atividades de casa, a empresa pode dar a ele a opção do regime híbrido — uns dias em casa e outros no escritório. É interessante oferecer algum tipo de auxílio home office, com equipamentos e acessórios para desenvolver o trabalho, por exemplo.

Falando em regime híbrido de trabalho, uma pesquisa da Talenses Group com a Fundação Dom Cabral (FDC) mostra que 73% dos entrevistados preferem o regime híbrido. Um dos motivos para essa preferência é poder aliar a eficiência do trabalho em casa, evitando o desgaste de se deslocar ao trabalho todos os dias.

3. Transparência na comunicação

As informações empresariais devem ser transmitidas de forma objetiva aos funcionários. Isso evita comentários de corredor, mal-entendidos e comunicação paralela. Mesmo que a direção precise divulgar alguma informação negativa, ela deve ser feita de forma transparente. 

4. Feedbacks aos colaboradores

O funcionário precisa saber se está tendo um bom desempenho nas suas funções. É aqui que entra o feedback, ou seja, a conversa dos líderes com os colaboradores. Esse processo deve ser feito de forma aberta, destacando os pontos positivos e incentivando a superar os desafios.

5. Diversidade de colaboradores

Aqui falamos de um ambiente de trabalho que tem pessoas com deficiência,  diferentes origens sociais, cores de pele, religiões e orientações sexuais, por exemplo. Vários universos distintos criam um ótimo ambiente de trabalho, que preza pelo respeito à diversidade e dá oportunidades para todos.

6. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A tecnologia hoje permite uma comunicação instantânea, mas um ambiente de trabalho saudável deve respeitar a vida pessoal dos funcionários. Assim, horas extras e trabalhar em finais de semana ou feriados devem ser exceções à jornada de trabalho, e não a regra.

7. Momentos de descontração

Seguindo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, um ambiente de trabalho saudável conta também com momentos de descanso. Aqui, podemos falar de um espaço para que os colaboradores possam fazer intervalos no meio do expediente. É a famosa hora do café, que ajuda a criar uma atmosfera agradável.

Mas não só isso. Fazer festas de aniversário mensais, por exemplo, cria uma integração entre setores e mostra que a empresa se interessa pelos colaboradores. Os departamentos podem organizar happy hours de forma independente. Festas de confraternização de final de ano também geram bastante expectativa.

8. Comunicação interna integrativa

Que tal transformar os colaboradores em notícia? Jornais internos são ótimos para isso. Fazer sessões de entrevistas com funcionários, mostrar animais de estimação e comemorar quando um deles termina a faculdade ajuda muito na integração. Assim, eles serão vistos como pessoas com ótimas histórias de vida. 

Garanta um bom ambiente de trabalho com produtos da Oceano B2B!

A Oceano B2B tem tudo o que você precisa para organizar um ambiente de trabalho saudável, com equipamentos, produtos de higiene e limpeza, EPIs, móveis e alimentos. Entre no nosso site e confira!

 

Como criar um ambiente de trabalho saudável