Conhecer os diferenciais entre calculadora científica e financeira é importante na hora de escolher a melhor ferramenta para as suas necessidades de trabalho ou de estudos. Esse recurso pode auxiliar alunos e profissionais a realizar cálculos mais complexos.

Vamos ver então qual a diferença entre calculadora científica e financeira. Também vamos explicar de que maneira você pode selecionar esse equipamento para a sua empresa ou para os seus estudos. Confira!

Calculadora científica: como funciona?

Primeiramente, você vai entender como funciona a calculadora científica. Esse recurso costuma ser recomendado para estudantes ou profissionais da área de exatas. Geralmente, quem estuda matemática, física e engenharia deve utilizar bastante esse tipo de calculadora em seu dia a dia.

O principal diferencial entre calculadora científica e financeira é que a primeira é mais parecida com o modelo comum. Sendo assim, ela também não abrange as variáveis financeiras.

Além do mais, com as calculadoras científicas, dá para resolver regressões logarítmicas, potenciais e exponenciais. Também é possível realizar cálculos de trigonometria, por exemplo.

Na hora de escolher uma calculadora científica, é bom prestar atenção ao número de funções que ela consegue realizar, a fim de saber qual é a mais apropriada ao que você precisa.

As opções podem incluir modelos básicos, com 58 funções, ou os mais completos, que conseguem realizar até 400 funções. Você ainda pode encontrar nas lojas versões que funcionam com pilhas ou até mesmo com energia solar.

Conheça as funções

Assim como as calculadoras básicas, o modelo científico também pode realizar funções como a soma, a divisão, a multiplicação e a subtração. Nesse sentido, esse tipo de calculadora apresenta outras funções, como o cálculo do seno (sin) e do cosseno (cos). Com a tecla “ex”, ainda dá para calcular a exponenciação.

Já a função “^” serve para chegar a um valor elevado à potência. Outras operações que a calculadora científica pode fazer é o inverso do seno (sin-1), do cosseno (cos-1) e da tangente (tan-1). Você também pode usar essa calculadora para encontrar a raiz a quadrada de um número com a tecla “√”.

Ainda é possível fazer cálculos com o número pi, usando a tecla “π”. Por sua vez, a tela “Mode” da calculadora científica é útil para quando você precisa alternar entre graus e radianos.

Mais uma diferença entre calculadora científica e financeira é que a científica conta com funções secundárias. Para ativar uma delas, é necessário utilizar a tecla “Shift” e depois escolher a função desejada.

Calculadora financeira: como funciona?

Mulher usando calculadora

Agora você vai saber um pouco mais sobre as características da calculadora científica e financeira. Mas você sabe o que é a calculadora financeira? Como o próprio nome transparece, essa ferramenta é utilizada para cálculos de matemática financeira.

Sendo assim, esse tipo de calculadora atende às necessidades de estudantes de áreas como economia, ciências contábeis e administração. Além disso, quem trabalha com vendas também pode utilizar essa ferramenta para realizar contas.

Entre as operações que podem ser feitas em uma calculadora financeira, estão os juros compostos, a amortização e as taxas de retorno. É provável que o uso desse tipo de calculadora demande um pouco mais de tempo para você entender o seu funcionamento, já que é importante conhecer as funções matemáticas financeiras.

De forma geral, as calculadoras financeiras funcionam no modo RPN (Notação Polonesa Reversa) ou no algébrico. No modelo RPN, é necessário utilizar algumas teclas a mais para fazer cálculos. Por exemplo, se você quiser calcular quanto é 20+30, é necessário digitar “20” e teclar “enter”, depois “30” e por último o “+”.

Conheça as funções

Entre as principais funções da calculadora financeira, está o cálculo de taxa em porcentagem (i) e a diferença percentual entre dois números (∆%). Também dá para usar esse recurso para fazer cálculos de matemática financeira, como valor presente (PV), valor futuro (FV) e valor de prestações (PMT).

Calculadora científica ou financeira: qual escolher

Geralmente, as calculadoras financeiras atendem melhor às necessidades das empresas, porque auxiliam na realização de cálculos financeiros. Desse jeito, elas servem para  a realização de  cálculos de juros compostos e outras taxas.

No entanto, se os cálculos realizados no dia a dia da sua empresa não são relativos a dinheiro e envolvem as funções da calculadora científica, essa última também pode ser uma boa opção.

Oceano B2B: o melhor lugar para encontrar uma calculadora para a sua empresa!

Gostou de entender melhor as propriedades das  calculadoras científica e financeira? A Oceano B2B é uma loja virtual especializada em materiais corporativos. Só para você ter uma ideia da variedade do nosso e-commerce, é possível escolher mais de 10 mil itens disponíveis no catálogo.

No nosso site, você pode encontrar opções de calculadora científica das marcas BRW e Go Office. Também temos modelos de calculadora financeira, como a HP 12C Gold e a FN1200C RPN/ALG.

Ao comprar na loja da Oceano B2B, você dispõe de diversas formas de pagamento, como boleto bancário à vista e com desconto. Também dá para comprar no cartão de crédito e de débito, com pagamentos à vista ou parcelados em até 12 vezes.

Calculadora científica e financeira: saiba quais são as diferenças