Independentemente do segmento da empresa, realizar o descarte de resíduos de maneira correta é uma importante forma de cuidar da saúde dos colaboradores, dos clientes e do meio ambiente.

Por isso, nós, da Oceano B2B, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender a importância do descarte de resíduos e te mostrar como aplicá-lo no seu negócio de forma correta. Continue a leitura e saiba mais.

Entenda a importância do descarte de resíduos para o seu negócio

O descarte de resíduos é fundamental para a redução dos impactos ambientais causados pelo lixo, pois quando separamos os resíduos por meio de coleta seletiva, o tratamento desses materiais se torna mais fácil, o que diminui a contaminação do solo, do ar e da água.

Afinal, o acúmulo de lixo em locais inadequados pode gerar efeitos nocivos nas áreas urbanas, como alagamentos e enchentes. Além disso, os resíduos são responsáveis por focos de proliferação de doenças.

O descarte de resíduos também auxilia na imagem da empresa, que fica em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que empresas devem minimizar a produção de dejetos e reaproveitar matérias-primas. Com práticas mais sustentáveis, a empresa se manterá competitiva e atenderá às demandas de um público cada vez mais consciente.

Descarte de resíduos em restaurantes

O descarte de resíduos sólidos em restaurantes começa com a separação do que pode ser reciclado daquilo que será destinado aos aterros sanitários. Aqui, o ideal é que seja feita uma parceria com empresas que possam realizar a separação do material orgânico e das embalagens.

Caso não seja possível, você pode realizar o descarte de resíduos com a ajuda dos colaboradores. Para isso, é necessário a educação sobre o tema, a delimitação de um espaço físico adequado e a utilização de latas de lixo com cores específicas para o descarte de cada material.

Outra boa dica para restaurantes é evitar o desperdício, estabelecendo um controle de sobras de alimentos e outros materiais. Dessa forma, você conseguirá entender a quantidade de resíduos desperdiçados e, se for o caso, reduzir as porções das refeições e a disponibilidade de guardanapos e outros elementos.

Descarte de resíduos em hospitais, clínicas e consultórios

Lata de lixo com descarte de resíduos hospitalares como luva e máscara de proteção

O descarte de resíduos hospitalares merece extrema atenção. Isso porque ele pode ser extremamente perigoso, podendo levar à contaminação de pessoas e até de ambientes, já que podem conter vírus e bactérias nocivos à saúde de catadores.

Então, se você tem uma clínica ou outro estabelecimento que ofereça serviços de saúde, é importante que seja criado um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, sempre obedecendo às regras estabelecidas pela Anvisa.

Neste segmento, o descarte de resíduos biológicos deve ser feito em um saco branco bastante resistente, que deve atender à NBR 9191/2000 da ABNT, e não deve ser reutilizado. Já os resíduos líquidos devem ser armazenados em um recipiente resistente com tampa vedante. É importante lembrar que o saco e o recipiente devem ser devidamente identificados com o tipo de resíduo.

Depois, uma empresa especializada deve realizar o transporte do material, que irá receber o tratamento correto, por meio de incineração ou esterilização por enclaves.

Descarte de resíduos industriais

O descarte de resíduos industriais deve atender às normas da ABNT e ser feito com base nos tipos de resíduos, que podem ser contaminantes, possivelmente contaminantes e não contaminantes. Primeiramente, eles devem passar por uma análise físico-química. Assim, é possível destiná-los de forma correta.

Para descartá-los, um dos métodos é o coprocessamento, que transforma resíduos em combustível sem gerar gases poluentes. Já a incineração é ideal para descartar resíduos tóxicos, patogênicos e corrosivos. Geralmente, as temperaturas variam de 900°C a 1250°C e o tempo de queima é controlado para que aconteça a quebra dos componentes do resíduo.

Outro método utilizado é o aterramento, em que a secretaria municipal de cada cidade é responsável pelas normas do descarte de resíduos industriais em aterros. Aqui, o aterramento precisa ser impermeável para não contaminar o ambiente.

Descarte de resíduos eletrônicos

Na hora de realizar o descarte de resíduos eletrônicos na sua empresa, é importante ter em mente que eles não devem ser armazenados em lixo comum e nem destinados à coleta seletiva, já alguns componentes presentes nestes aparatos podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Hoje, graças à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), já existem pontos de coleta e ONGs que aceitam o lixo eletrônico. Geralmente, eles podem ser encontrados em praças ou até em shoppings centers. Outra forma é contar com empresas especializadas para fazer o descarte correto.

Além disso, a política também implementou a Logística Reversa, em que o fabricante é responsável por recolher os lixos eletrônicos e dar a eles o destino correto. Com esta alternativa, basta levar os eletrônicos à loja e, de lá, eles devem ser encaminhados para a fabricante.

Oceano B2B: encontre tudo o que precisa para fazer o descarte de resíduos corretamente

Na Oceano B2B você encontra itens que te ajudam a realizar o descarte de resíduos corretamente em seu negócio. São diversas opções de latas de lixo, produtos para coleta seletiva e sacos de lixo resistentes. Aqui no blog, você ainda fica por dentro de todas as novidades e tendências sobre sustentabilidade. Acesse os conteúdos e aproveite!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.