Muito parecida com a tradicional calculadora financeira, a calculadora científica oferece ainda mais funções que atendem a diversos cálculos matemáticos complexos, comuns em alguns tipos de empresas. Então, como usar calculadora científica do jeito certo? Este post pretende apresentar informações sobre o equipamento e as possibilidades de uso dele.
Saiba mais sobre o uso da calculadora científica
Não é preciso dizer que a calculadora é um item essencial na rotina de empresas dos mais diversos ramos. Pensada para atender a diferentes tipos de cálculos avançados, a calculadora científica é uma das mais presentes em escritórios financeiros ou relacionados a dados.
Porém, nem todo profissional, por mais experiente que seja, sabe como usar calculadora científica para cada cálculo. Para isso, o primeiro ponto é identificar o modelo da calculadora utilizada, pois alguns se diferenciam na posição das teclas. Feito isso, vamos às dicas.
Cálculo de funções básicas
Obviamente, a calculadora científica realiza as operações básicas de adição, subtração, divisão e multiplicação. Porém, sabendo como usar calculadora científica e os controles adicionais dela, é possível resolver equações inteiras em poucos segundos.
Funções auxiliares
Assim como o teclado do computador ativa funções pelos comandos Ctrl ou Shift, a calculadora científica pode acionar comandos de cálculo ao pressionar uma tecla, geralmente também nomeada Shift.
Como escolher a calculadora científica ideal
Uma calculadora científica completa é aquela que pode ser usada por diferentes profissionais da empresa, tanto para controle interno de orçamento quanto planejamentos estruturais e financeiros de longo prazo.
Indo além das marcas, a calculadora ideal para uso no seu negócio é aquela que facilita o seu trabalho, ao invés de dificultar. Hoje, é possível encontrar diversos modelos com recursos tecnológicos avançados, como visor de LED colorido e até gráficos em tempo real de uma sequência de cálculos.
Se a sua empresa não faz uso frequente de uma calculadora desse tipo, ter um modelo básico, sempre funcionando ao alcance de todos, é melhor que investir em um modelo top de linha que não vai ser utilizado por completo, o que não justifica a compra.
A seguir, você conhece mais algumas opções de como usar calculadora científica no dia a dia da sua empresa, adequando esse recurso às necessidades internas que ela apresenta.
Simulando uma calculadora científica no computador
Uma excelente maneira de economizar e aproveitar melhor o equipamento é usar uma calculadora científica por meio de um emulador no computador. Ela funciona a partir de uma configuração de software, que simula uma calculadora científica real na tela da máquina, com botões de cálculo avançado e até mesmo melhor espaçamento das teclas.
Essa é uma forma bem prática de treinar os funcionários no uso desse tipo de calculadora, já que ela pode ser usada em diferentes máquinas individualmente, o que dispensa a compra de diversos equipamentos iguais.
Calculadora científica em smartphones
Hoje, é muito comum que os funcionários de empresas de diversos setores utilizem smartphones como principal ferramenta de trabalho. Principalmente para as pessoas que trabalham em campo, ter uma calculadora científica online e fácil de acessar é uma mão na roda.
É possível que a empresa customize um app, sincronizando os cálculos feitos no aparelho com anotações de um computador ou integrando dados com o sistema da empresa via nuvem.
Dicas e novidades para dar um gás na sua empresa
Que tal adquirir o melhor modelo de calculadora científica em preço especial para a sua empresa? Se você é a pessoa responsável pelo setor de compras, compare os produtos mais essenciais na rotina dos escritórios e veja como adquirir de forma fácil e econômica na Oceano B2B.
Além de oferecer qualidade em todas as categorias de produtos, disponibilizamos rapidez na compra e no frete. Assim, você utiliza seu tempo planejando o orçamento com tudo que foi possível economizar ao longo do período estipulado.