São vários os EPIs utilizados principalmente por profissionais que realizam trabalho em altura e, entre eles, está o dispositivo trava-quedas. Você sabe o que ele é e para que serve? Confira neste post tudo sobre esse item essencial na rotina de empresas de manutenção, limpeza, construção e muitas outras.

Sua empresa já conhece as vantagens que a Oceano B2B oferece com exclusividade para compras corporativas? Em nossa loja, você pode contar com diversos modelos de trava-quedas – com preços justos, garantindo que tudo ocorra bem no dia a dia de trabalho. Então conheça tudo sobre o dispositivo trava-quedas e dê uma olhada nas ofertas após a leitura.

Qual é a função de um dispositivo trava-quedas no trabalho?

Um dispositivo trava-quedas, também conhecido como Trava-quedas, talabarte é outro item do conjunto talabarte, é um item acoplado aos cintos e aos coletes de segurança para trabalhos em alturas. Em caso de escorregamento, sua função é impedir quedas, preservando a integridade física da pessoa que está fazendo uso desse equipamento.

O uso de equipamento de proteção individual é obrigatório por lei em profissões que oferecem riscos de segurança aos trabalhadores. Um trava-quedas deve ser escolhido conforme as exigências de segurança estabelecidas por órgãos como o Ministério do Trabalho, e a própria NR 17 NR 35, não 17 que define os equipamentos e práticas ergonômicas no trabalho. A norma a ser observada, não é de ergonomia, e sim de trabalho em altura.

Os locais de uso incluem canteiros de obras, galpões de logística, manuseio de maquinários e manutenção externa em prédios, onde o trabalho seja executado acima de 2,00MT do solo.. Os EPIs incluem capacetes, luvas, protetores auriculares, cordas, sapatos, vestimentas e o dispositivo trava-quedas. 

Certificado de Aprovação (CA)

Quando um EPI é exigido pelo Ministério do Trabalho dentro das funções de uma profissão, o Certificado de Aprovação é um dos principais itens que a sua empresa deve ficar de olho. Você pode ficar tranquilo na hora de adquirir equipamentos como dispositivo trava quedas na Oceano B2B, pois nossos produtos possuem garantia de qualidade e melhores preços.

Tipos de talabartes e trava-quedas para sua empresa na Oceano B2B

Imagem de dispositivo trava-quedas

Para escolher um bom trava-quedas, observe detalhes como a espessura das cordas, o tipo de coletes anti-queda e o nível de altura em que o trabalho é realizado.

Trava-quedas deslizante

Esse equipamento permite que seja realizado um percurso por uma corda de ancoragem, necessário em andaimes, tábuas de elevação, escadas, entre outras funções que envolvem altura. Ele deve ser utilizado corretamente em conjunto com vestimentas de proteção, capacetes e bases de sustentação, que permitem puxar a pessoa em caso de escorregamento.

Trava-quedas de corda

Também integrado aos demais EPIs de segurança, esse dispositivo é utilizado em funções que envolvem movimentação vertical. Em caso da pessoa escorregar, o trava-quedas impede a descida, possibilitando que a pessoa seja direcionada para uma janela, uma base de apoio, ou seja puxada por um colega realizando o trabalho simultaneamente, de forma segura.

Trava-quedas de cabos de aço

Confeccionado em aço, esse tipo de trava-quedas é ideal para uso em conjunto com materiais de solda e outros equipamentos metálicos. É um dos mais resistentes e oferece maior estabilidade em caso de queda, já que é reforçado pelo seu material. É bastante utilizado em escadas e estruturas temporárias de ferro e aço.

Uso correto e revisão do trava-quedas

Abaixo, confira o check list para verificar se o equipamento está apto para o uso seguro. 

  1. Posição correta: Cheque se o dispositivo trava-quedas que você possui é indicado para uso em posições verticais e horizontais. Nunca utilize fora do recomendado pelo fabricante. 
  2. Inspeção visual: Verifique se o indicador de stress ou indicador de queda possui algum rompimento. Alguns modelos possuem um sensor junto ao mosquetão que indica essa informação de forma automática, já outros é necessária a inspeção. 
  3. Ancoragem: Cada mosquetão do trava-quedas deve ser conectado em um local. O oval é utilizado na ancoragem principal e o de trava dupla no ponto de ancoragem dorsal do cinto. 
  4. Faça testes: O teste serve para confirmar se o sistema de travamento está ativado e funcionando perfeitamente. Para isso, puxe o cabo com força e veja se o freio é acionado. 

Além desses cuidados, para maior durabilidade do dispositivo trava-quedas, retorne o equipamento de forma gradativa para a caixa, evitando distender tudo de uma vez. Também não utilize em ângulos acima do indicado pelo fabricante, e não ancore o mosquetão em estruturas inadequadas. 

Por fim, conforme determinação da ABNT NBR 14628/2010, o equipamento deve passar por revisão no período de 12 meses, mesmo que não indique nenhuma falha ou dano. 

Conte com a Oceano B2B para ajudar a proteger sua empresa

Caso você esteja em busca dos melhores produtos para uso na empresa, a Oceano B2B pode ser a sua melhor escolha. Além de uma seleção das melhores marcas de equipamentos de proteção para empresas com esse tipo de necessidade, você encontra suprimentos para escritório, alimentos e outros itens essenciais.

Tudo isso com preços justos  para sua empresa, pequena ou média, facilidade total para comprar pela internet e frete reduzido para compras em grandes quantidades. Compartilhe este conteúdo com as áreas de interesse da sua empresa e confira as ofertas em nosso site.

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.