A educação financeira é um tema que pode ser considerado um desafio para algumas pessoas. Afinal, saber como conciliar as contas fixas, os investimentos e os gastos extras é um trabalho contínuo que deve ser feito durante toda a vida.

Há quem pense que basta reduzir as despesas para alcançar a tão sonhada estabilidade. No entanto, a educação financeira exige conhecimento, planejamento, objetivos e tempo.

Pensando nisso, a Oceano B2B preparou um conteúdo para te ajudar a entender o que é educação financeira e como você pode alcançá-la em passos simples. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é educação financeira?

Você já parou para pensar sobre o que significa educação financeira? Segundo a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), ela é um processo em que os indivíduos melhoram a compreensão e relação com o dinheiro a partir da orientação, formação e informação.

No entanto, muitas pessoas não têm acesso ou não conhecem a importância da educação financeira e finanças pessoais. O resultado disso leva, muitas vezes, a sonhos empacados, contas atrasadas e saldo apertado no banco, problemas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Portanto, a educação financeira possibilita o entendimento de como o dinheiro funciona, te ajudando a aprender a analisar os riscos de uma compra e qual será o impacto disso no orçamento mensal. Ou seja, com um bom conhecimento sobre o assunto, você terá muito mais controle sobre os gastos pessoais e do seu negócio, e saberá planejar para onde vai o seu dinheiro.

Por que a educação financeira é tão importante?

Agora é hora de entender por que a educação financeira é importante. Em primeiro lugar, ela auxilia na conquista de sonhos e no planejamento de uma vida saudável, tanto a nível financeiro quanto emocional. Afinal, dívidas e contas atrasadas também podem ter efeitos nocivos à saúde mental.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 65,3% da população brasileira estava endividada em janeiro de 2020, índice que mostra quanto a falta de educação financeira pode impactar negativamente a vida de milhares de pessoas.

Por isso, ao planejar os gastos de forma inteligente, você saberá quanto realmente pode gastar todo mês, cortar despesas desnecessárias, investir em projetos pessoais e profissionais e, com isso, ter um reserva financeira para momentos de necessidade, além de poder deixar o dinheiro rendendo para o futuro.

educação financeira

 

Como aplicar conceitos de educação financeira no dia a dia?

Se você quer saber como aprender educação financeira, saiba que, diferentemente do que muitas pessoas pensam, esse caminho não é tão árduo quanto parece. No entanto, exige conhecimento, organização e, principalmente, paciência. Abaixo, elencamos algumas dicas práticas para te ajudar nessa tarefa. Confira.

1. Saiba quanto você ganha e quanto gasta por mês

Ter na ponta do lápis quanto você recebe e quanto gasta por mês é o primeiro passo para uma organização financeira eficiente. Por isso, aqui a dica é contar com a ajuda de planilhas e inserir o salário e gastos fixos, como aluguel, contas básicas e faturas de cartão de crédito. Assim, fica muito mais fácil gastar menos do que ganha.

2. Estabeleça metas

Traçar objetivos de curto, médio e longo prazo é uma ótima dica de educação financeira para iniciantes. Ao alcançar as metas de curto prazo, você se sente muito mais motivado para alcançar as de médio e longo prazo. Para isso, você pode fazer uma lista de objetivos que deseja conquistar e atualizá-la aos poucos.

3. Conte com uma reserva financeira

Quem já passou por imprevistos, como doenças, reparos na casa ou viagens inesperadas sabe que eles podem gerar diversos conflitos e problemas, não é mesmo? Para evitar que eles causem danos a sua conta bancária ou a do seu negócio, é importante contar com uma reserva financeira para que você não passe por grandes dificuldades nesses momentos.

4. Quite dívidas atrasadas

As dívidas podem ser verdadeiros pesadelos para quem está em busca de uma vida mais saudável financeiramente. Portanto, é importante que elas sejam quitadas o quanto antes.

Para isso, faça uma lista das despesas em atraso e entre em contato com as instituições ou bancos para verificar a possibilidade de renegociação. Com esse tipo de organização, fica mais fácil saber quanto você poderá gastar para quitá-las.

5. Faça investimentos

Os investimentos são ótimas formas de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Portanto, é importante conhecer os disponíveis no mercado e entender qual irá se encaixar com o seu momento de vida e objetivos. Com uma boa planilha de gastos mensais, é possível saber quanto você pode investir mensalmente e, assim, deixar o dinheiro rendendo.

6. Separe a conta profissional da conta pessoal

Caso você tenha uma empresa, é muito importante manter a sua conta pessoal e profissional separadas. Dessa forma, fica muito mais fácil entender os lucros do seu negócio, os gastos e quais são os seus lucros. Assim, é possível se organizar melhor e evitar possíveis dívidas.

7. Leia sobre finanças

Conhecimento é poder e, nesse caso, pode te auxiliar a ter uma vida financeira muito mais tranquila. Nesse sentido, os livros, revistas e blogs voltados ao universo financeiro podem ser grandes aliados na conquista da estabilidade. Então, que tal separar um tempo por semana para conhecer mais sobre o tema com conteúdos especializados?

Tenha uma vida financeira estável com as dicas da Oceano B2B

Gostou de saber mais sobre educação financeira? Aqui, na Oceano B2B, além de diversos produtos para uma rotina eficiente, você encontra dicas sobre o universo financeiro que te ajudam a ter mais organização e controle sobre os seus gastos. Por isso, não deixe de visitar o blog e ficar por dentro das novidades.

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.