Sustentar-se significa manter a resistência de forma equilibrada. Assim, empresas sustentáveis são, além de tudo, aquelas que se mantêm em equilíbrio, não somente financeiro, mas com o ambiente. Aqui, estamos falando de natureza em geral e da comunidade que está ao seu redor.

Assim, empresas sustentáveis se preocupam em continuar em atividade com uma preocupação em mente: sem prejudicar a natureza e contribuindo com a sociedade. Isso se traduz em números. O modelo ESG (governança ambiental e social) vai atrair US$ 53 trilhões em investimentos até 2025.

O que é ESG?

Esse é um termo cada vez mais ouvido quando se fala em sustentabilidade. “Environmental and Social Governance” (ESG) é uma nova forma de se ver o gerenciamento das empresas. Estamos falando das melhores práticas ambientais e sociais, que atraem investimentos externos e a atenção dos consumidores.

Do lado ambiental da história, empresas que se preocupam com o meio ambiente respeitam a natureza, e esse não é um conceito abstrato. É colocar em prática essas atitudes no dia a dia. Exemplos disso são o tratamento correto dos resíduos sólidos, da poluição do ar e o uso consciente de insumos na produção.

Já do lado social, falamos do relacionamento da empresa com a sociedade ao redor. Promover ações de cuidado com a natureza, incluindo a preservação da mata, o destino correto do lixo e a limpeza das ruas, mostra que a empresa joga junto com a vizinhança.

Qual o impacto de se tornar sustentável?

Como vimos, a sustentabilidade empresarial traz vantagens para o meio ambiente e para o negócio. Os consumidores preocupados com a natureza procuram produtos de empresas sustentáveis porque sabem que elas fazem a sua parte com o meio ambiente e as comunidades ao redor.

É como se fosse uma corrente: a empresa verde contribui com a natureza ao cuidar da vizinhança, e isso atrai os clientes, que compram seus produtos. Isso estimula ainda mais ações desse tipo, e empresas sustentáveis conseguem manter seu crescimento e atuação na sociedade.

Qual a diferença entre produto ecológico e sustentável?

São dois conceitos diferentes. O produto ecológico deve causar o mínimo de impacto no meio ambiente. São aqueles feitos de materiais recicláveis ou com matérias-primas renováveis, como alimentos orgânicos, combustível vegetal (como o biodiesel), inseticidas e produtos de limpeza biológicos, por exemplo.

Já os produtos sustentáveis, além de serem ecológicos, devem ser duráveis, justamente para serem utilizados por muito tempo antes de serem descartados. Além disso, na sua produção estão envolvidas pessoas que moram nas redondezas e que são remuneradas de forma justa.

Como se tornar uma empresa sustentável?

Imagem de empresas sustentáveis

As empresas sustentáveis no Brasil, assim como no mundo, já vêm seguindo algumas diretrizes da agenda ESG, da qual falamos no começo deste post. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença para transformar a sua empresa num exemplo de sustentabilidade.

  • Transparência: mostrar aos clientes e comunidade como a empresa funciona, os produtos que ela faz e os insumos usados cria um vínculo de confiança;
  • uso consciente de insumos: lâmpadas de LED, reaproveitamento de água da chuva, uso de energia solar, além de produtos de limpeza e itens de papelaria biodegradáveis ou recicláveis contam muito ponto;
  • sem desperdícios: aqui, vale verificar gastos desnecessários de papel ou copos, vazamento de água, desligar as luzes quando as salas estiverem vazias são um bom começo;
  • coleta seletiva: instale lixeiras separadas para cada tipo de resíduo e destine os resíduos recicláveis às cooperativas da região. Você vai ajudar o meio ambiente e a vizinhança ao mesmo tempo;
  • atenção à legislação ambiental: o descarte de resíduos sólidos conta com leis específicas, que devem ser seguidas para colaborar com o ambiente;
  • escolha os fornecedores: veja os que são comprometidos com a sustentabilidade, usam ingredientes biodegradáveis e, se possível, se são da própria região. Isso fortalece ainda mais o relacionamento da empresa com a comunidade;
  • instrua seus funcionários: eles são uma parte importantíssima dessa corrente. Quando eles se conscientizam da importância do cuidado com o ambiente, eles levam esse conceito para suas famílias, fortalecendo ainda mais a corrente.

Importância da sustentabilidade

Ao falar sobre qual a importância da sustentabilidade para o planeta e para os negócios, o resultado vai além do maior cuidado com a natureza. A sustentabilidade agrega valor ao produto. Consumidores conscientes se importam com o que compram, e os produtos comprometidos com a sustentabilidade ganham espaço.

Assim, empresas sustentáveis e comprometidas têm um lugar cativo na preferência dos clientes e serão sempre lembradas. Além disso, podem se tornar referência na sua área de atuação e na comunidade na qual está inserida. Dessa forma, ao usar as técnicas de governança sustentável, seu negócio só tem a ganhar.

Já há, em algumas empresas sustentáveis brasileiras, departamentos voltados para o relacionamento com a comunidade. São esses colaboradores que entendem a dinâmica da vizinhança e o impacto que a empresa tem ao redor. Isso ajuda muito a desenvolver ações de preservação da natureza e a parceria com a sociedade.

Faça parte das empresas sustentáveis com os produtos da Oceano B2B!

Entre para o time das empresas sustentáveis com os produtos da Oceano B2B. Descartáveis como copos, embalagens e papéis reciclados, para ficar em alguns exemplos, podem ser encontrados no nosso site. Cadastre-se conosco para receber as novidades e ofertas especiais no seu e-mail!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.