O bem-estar social, psicológico e físico é muito importante para um ambiente corporativo saudável e produtivo. Por isso, falar sobre higiene do trabalho é fundamental para que isso seja alcançado.

Pensando nisso, nós, da Oceano B2B, trouxemos um conteúdo para ajudar você a entender os conceitos básicos de segurança e higiene do trabalho, assim como a importância dessas duas áreas na empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a higiene do trabalho?

Agora, é hora de entender um pouco sobre o que é higiene do trabalho: uma ciência que visa antecipar, reconhecer, avaliar e controlar fatores de risco ambientais e sanitários no local de trabalho, que podem causar doenças ou danos à saúde dos colaboradores.

Há quem pense que a prática diz respeito apenas à limpeza ou à desinfecção dos ambientes. No entanto, os objetivos da higiene do trabalho vão muito além disso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se de uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social, sem qualquer desvio de saúde causado pelas condições no local laboral.

Portanto, para contar com uma boa higiene do trabalho, a empresa deve oferecer condições seguras para os colaboradores desenvolverem as tarefas diárias com o mínimo de risco para a saúde.

Higiene e segurança do trabalho: entenda a relação

Segurança e higiene do trabalho caminham lado a lado com o objetivo de promover saúde, conforto e bem-estar para os colaboradores, atuando preventivamente para preservar a integridade física de todas as pessoas durante o expediente.

No entanto, as noções de segurança e higiene do trabalho são um pouco diferentes. A primeira define e aplica técnicas com o objetivo de orientar os colaboradores para eles realizarem as tarefas diárias seguindo práticas seguras para eles e terceiros.

Já a segunda detecta agentes nocivos, que podem desencadear problemas físicos e mentais nos colaboradores, criando ações para minimizar ou eliminar os danos.

Qual é a importância da segurança e higiene do trabalho?

Além de garantirem uma maior qualidade de vida e segurança aos profissionais da empresa, essas duas práticas contribuem para um bom desempenho e uma boa produtividade no dia a dia.

Elas também ajudam na organização e na proteção da empresa, já que, com a prevenção, é possível evitar gastos com afastamentos médicos, indenizações ou outros problemas relacionados à ausência dos colaboradores devido às questões de saúde.

higiene do trabalho

Quais são os riscos identificados pela higiene do trabalho?

Agora que você já sabe quais são os objetivos da higiene do trabalho, vale a pena entender um pouco sobre os tipos de riscos que devem ser eliminados no local de trabalho para um completo bem-estar.

Riscos físicos

São todos aqueles ricos que podem causar danos aos sentidos físicos dos colaboradores, como alta variação de temperatura, ruídos que prejudicam a audição e umidade.

Riscos químicos

Os riscos químicos são provenientes de qualquer substância, produto ou agente que podem causar danos às vias respiratórias ou à pele dos colaboradores, como, por exemplo, gases tóxicos, químicos abrasivos ou poeira.

Riscos biológicos

Os riscos biológicos são causados por exposição a vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos nocivos à saúde, como, por exemplo, o coronavírus, que causa a COVID-19.

Riscos ergonômicos

Os riscos ergonômicos englobam os problemas causados por esforços físicos que levam a problemas na estrutura óssea ou muscular dos colaboradores, como movimentos repetitivos, postura incorreta, carregamento de peso e até iluminação inadequada.

Riscos psicossociais

Os riscos psicossociais são problemas que impactam negativamente a saúde mental e emocional dos colaboradores, como excesso de trabalho, cobranças excessivas, metas inalcançáveis e autoritarismo.

 

Como aplicar noções de higiene e segurança do trabalho no dia a dia da empresa?

Como vimos, manter uma boa higiene do trabalho é fundamental para o bem-estar da empresa toda. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a manter um ambiente mais saudável no seu negócio.

Faça modificações ergonômicas

A ergonomia é muito importante para o bom desempenho das tarefas. Portanto, contar com cadeiras confortáveis, apoio para os pés e iluminação correta é uma forma de contribuir para um ambiente harmônico.

Escute os colaboradores

Ter uma comunicação transparente com os colaboradores da empresa é uma ótima forma de contribuir para a sensação de confiança e respeito entre as partes. Aqui, a dica é ouvir as queixas e buscar formas de solucioná-las.

Forneça equipamentos adequados e seguros

Fornecer equipamentos adequados para cada função é outro ponto que não deve ficar de fora de uma rotina de higiene do trabalho. Portanto, caso a sua empresa realize atividades que contam com riscos físicos, como trabalho em alturas, forneça EPIs seguros e fiscalize a utilização dos objetos.

Implemente pausas regulares para descompressão

Um ambiente de trabalho com alta pressão e demanda pode elevar o nível de estresse, ansiedade e descontentamento dos colaboradores, contribuindo para a falta de foco, concentração e baixo desempenho. Nesse sentido, implementar pausas curtas para descompressão pode ajudá-los a ter mais sensação de bem-estar.

Tenha um ambiente de trabalho saudável com as dicas da Oceano B2B

Se você gostou de saber sobre a importância da higiene do trabalho, não deixe de ficar por dentro de outras dicas que nós, da Oceano B2B, preparamos para ajudar você na rotina do escritório. Fique de olho no nosso blog e não perca as novidades!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.