Atendendo a NR 15 do Ministério do Trabalho, é necessário escolher  o melhor abafador de ruído para cada necessidade. Isso porque, segundo a norma trabalhista, esse item é essencial para manter a segurança do trabalho em empresas de diversos setores de atuação.

A NR 15 estabelece algumas situações que envolvem agentes químicos, físicos e biológicos que podem ser indicativos de insalubridade para o profissional. No caso de exposições a ruídos, a norma  determina  que o abafador de ruído deve ser usado em situações que ultrapassem os níveis definidos como seguros.

Neste post, você encontra diversas dicas de como oferecer proteção auditiva adequada para profissionais  de diferentes áreas como indústria, construção civil, marcenaria, mecânica e diversas outras que lidam com maquinário ou ambientes ruidosos. 

Como escolher o melhor abafador de ruído para sua empresa

O abafador de ruído pode ser encontrado em diversos tipos, marcas, cores e funcionalidades. Para garantir o melhor abafador de ruído para os profissionais da sua empresa, é preciso ficar atento a alguns pontos, como tamanho, nível de proteção, conforto e durabilidade.

Além disso, é importante verificar os níveis e tempo de exposição a ruídos de acordo com a NR 15:

  • 85 decibéis: 8 horas;
  • 86 decibéis: 7 horas;
  • 87 decibéis: 6 horas;
  • 88 decibéis: 5 horas;
  • 89 decibéis: 4 horas e 30 minutos. 

Para ajudar você a fazer compras mais assertivas e oferecer a segurança ideal para cada necessidade, a Oceano B2B listou algumas das principais características presentes no melhor abafador de ruído para sua empresa . Confira!

Tamanho e peso adequados

No mercado existem abafadores em tamanhos P, M e G, que devem ser escolhidos conforme a circunferência da cabeça de quem vai usar o equipamento de proteção individual no trabalho.O melhor abafador de ruído é aquele que oferece conforto e encaixe adequados para cada formato de cabeça, além de não pesar mais que 300 g.

Perfil de uso

Cada um dos tipos de abafadores de ruído serve a uma necessidade específica. Existem os intra auriculares, indicados para atividades de exposição a ruído menos intenso, e os de formato concha, que protegem em maior nível qualquer pessoa exposta a mais de 85 dB.

O melhor abafador de ruído nessa ocasião é aquele que garante o tipo de proteção adequada para cada nível de exposição, o que nos leva ao próximo item que define a sua compra.

Certificado de aprovação

Um abafador de ruído eficiente precisa ter o Certificado de Aprovação emitido pela Secretaria do Trabalho após análises rigorosas na construção, na proteção e na origem do produto. Desconfie caso ele não tenha essa certificação, pois seu uso pode gerar o efeito contrário nos profissionais que usam este equipamento.

Uma das dicas para garantir o melhor abafador de ruído e os EPIs que são realmente eficazes é exigir certificados atualizados e selos de segurança emitidos pelos órgãos competentes. Isso além de contribuir para a segurança dos funcionários, mantém a sua empresa regularizada com as leis e regimes de fiscalização do trabalho.

Qual é o melhor abafador de ruído para comprar na Oceano B2B?

melhor abafador de ruido - imagem de colaborador com abafador de ruído

Afinal, qual é o melhor abafador auricular para sua empresa adquirir e evitar acidentes relacionados ao trabalho e garantir a segurança dos profissionais? Sabendo das principais características que fazem parte de um protetor auditivo seguro e eficaz, conheça alguns modelos disponíveis em nosso site que podem fazer parte da rotina da sua empresa 

Abafador de ruido 3M

Indicado para empresas que não querem garantir  qualidade nos equipamentos de proteção, o abafador de ruído 3M comporta atividades de alta rotatividade, com espumas laterais e superiores, haste metálica. 

Um dos modelos encontrados na Oceano B2B é o Muffler 21 db. Ele é acoplável a capacetes de proteção, otimizando o equipamento de trabalho e oferecendo mais conforto durante seu uso. Possui ainda ajuste de altura que proporciona mais conforto para o usuário. 

Abafador de ruído MSA

O kit de abafador de ruídos MSA é composto de duas conchas protetoras em plástico rígido, com espuma interna e hastes que se encaixam nas fendas laterais do capacete. Podem ser removidas facilmente para limpeza ou troca e são compatíveis com os principais modelos de capacetes do mercado.

Abafador de ruído Libus

O abafador tipo concha modelo L340C é um dos tipos mais indicados da marca. As espumas internas posicionadas ao redor dos ouvidos otimizam a proteção auditiva, e seu formato ajustável é compatível com diversos modelos de capacetes de EPIs para os mais diversos usos.

Suas compras corporativas mais simples em um único lugar

Agora que você já sabe o que considerar para a compra do melhor abafador de ruído, aproveite para conferir os modelos de concha disponíveis em nosso site. Compre com mais economia, segurança e praticidade, otimizando diversos setores do seu negócio sem sair da sua mesa.

Aproveite as vantagens nas diversas formas de pagamento, ampla variedade de suprimentos  e marcas para seu negócio. Além disso, confira dicas exclusivas aqui em nosso blog.

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.