O empreendedorismo digital está entre nós e faz parte da nossa vida. Em linhas gerais, essa forma de empreender acontece quando a empresa funciona de maneira virtual, sem estrutura física. Pode incluir venda de produtos, videoaulas, jogos, programas de computador e serviços como consultoria jurídica e contábil, por exemplo.

Se você está no mundo digital, sabe que ele é mais versátil do que o offline (ou o mundo físico). Por outro lado, caso esteja com dificuldades de divulgar sua loja, negócio, e-commerce ou seu serviço online, acompanhe as dicas de marketing digital neste post e veja um passo a passo para se destacar no online e no offline.

O que é marketing digital?

Provavelmente você já ouviu esse termo algumas vezes ao administrar sua loja online. Basicamente, o marketing digital envolve uma série de estratégias e ferramentas que são usadas para divulgar empresas na internet. É um dos pilares do sucesso do empreendedorismo digital de hoje.

Diferentemente do que se imagina, o marketing digital vai além da divulgação somente nas redes sociais. Elas são muito importantes na estratégia de empreendedorismo digital, mas não são as únicas estratégias. Vamos ver algumas ferramentas que vão ajudar a mostrar sua marca ao mundo.

Site profissional para sua empresa

Um dos primeiros passos sobre como ser um empreendedor digital é elaborar um site com design profissional para sua empresa. Ele é feito para trazer as informações mais relevantes aos usuários de maneira fácil e intuitiva. Assim, eles poderão encontrar o que procuram rapidamente.

Marketing de conteúdo

É a criação de conteúdos que tenham relevância e sejam importantes para o cliente. Se você vende produtos de higiene e limpeza, é possível fazer postagens sobre as diferenças entre limpadores multiuso e saponáceos, por exemplo, ou as vantagens de sabonetes líquidos e em barra. 

Assim, o post consegue dois objetivos em um só: o de tirar dúvidas de usuários e, se eles fizerem parte do seu público, o de entrar em contato com você para solicitar um orçamento dos seus serviços. É uma forma de agregar valor ao seu negócio e tornar seu site referência para mais pessoas no futuro.

Otimizar a busca em mecanismos de pesquisa

Essa tática vale para quem quer aumentar a quantidade de acessos ao seu site ou e-commerce. É o SEO — sigla para “Search Engine Optimization”, também conhecido como otimização de mecanismos de busca. Aqui, o layout e os textos do seu site são desenvolvidos com a proposta de serem facilmente encontrados pelos buscadores online.

Entre as estratégias de SEO mais utilizadas estão o uso de palavras-chave (como mobiliário corporativo) e de links internos, além da disposição dos itens na tela. Outro ponto positivo é saber se o site é responsivo, ou seja, se o design dele em computadores se adapta às telas dos celulares.

notebook, mesa, celular

Como unir o online ao offline?

Nos dias de hoje, falar de empreendedorismo é falar da presença online e offline, especialmente quando se trata da venda de produtos físicos. Se você quer divulgar o site da sua loja física, uma das formas de fazer isso é apostando na boa e velha propaganda — ainda mais se ela já for muito conhecida pelos clientes do chamado “mundo real”.

Vale colocar o site em artigos de papelaria, cartões de visita e panfletos. Hoje, os sites podem ser convertidos em QR Code, que são desenhos que podem ser escaneados pelas câmeras do celular. Uma vez identificados, o aplicativo acessa o site da sua loja. É um bom começo no empreendedorismo digital.

Redes sociais

Elas não se limitam a divulgar o seu produto ou serviço. As redes sociais criam um canal de diálogo com seu público, que pode interagir com a marca por meio de comentários, elogios ou críticas. Elas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e sua empresa pode fazer parte desse mundo.

É importante perceber o estilo do seu público antes de criar uma página nas redes sociais. Assim, você pode se comunicar com uma linguagem adequada. É um ótimo canal para divulgar novos produtos ou serviços, promoções, liquidações ou edições limitadas.

Marketplace

São plataformas online que já oferecem um ambiente para a divulgação de seus produtos. É como se fosse a versão online da sua loja física. Basta criar seu perfil, postar fotos, descrição e preços dos itens à venda. Os marketplaces já vêm integrados a sistemas de pagamento como cartões de crédito, débito, boletos e até Pix.

Geralmente, essas plataformas vêm incorporadas ao sistema dos Correios e já calculam o valor do frete e tempo de entrega. Marketplaces são muito práticos e  fáceis de administrar, cobrando um percentual sobre a venda de cada item ou um valor fixo. Vale a pena pesquisar o mais adequado para você.

Garanta os insumos para sua empresa com a Oceano B2B!

O empreendedorismo digital requer diversos artigos úteis para funcionar perfeitamente, como embalagens para enviar seus produtos, equipamentos de informática e itens de papelaria. Confira o catálogo da Oceano B2B para adquirir tudo isso e muito mais, fazendo sua empresa crescer nessa área!

 

 

 

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.