O EPI é usado por diversas categorias de trabalhadores, em cargos de chefia e operacionais, e obrigatório em espaços de risco. Você sabe o que é EPI e por que ele é tão importante na rotina de empresas ao redor do mundo? Confira a seguir tudo sobre os equipamentos de proteção individual.

A Oceano B2B é especialista no fornecimento  de itens essenciais para o  dia a dia de empresas de setores variados, sejam escritórios tradicionais ougalpões de logística. É possível encontrar um mix completo de q EPIs  com preços justos, para diferentes tipos de negócios.

O que é EPI? É obrigatório para quais profissões?

O EPI, ou Equipamento de Proteção Individual, é o material de uso obrigatório em diversos tipos de negócios , principalmente indústrias, setores de serviços e atividades externas, como construção civil e manutenção. Seu principal objetivo é reduzir os riscos de acidentes graves que podem ocorrer em determinados ambientes, assegurando tanto o funcionário quanto a empresa.

A Lei n. 6.514/1977 obriga o uso de EPIs em locais de trabalho com riscos à segurança ou insalubres, e quem faz essa regulamentação das normas é a NR6. Para quem não sabe o que é EPI, ele pode ser composto de um ou mais dos itens a seguir:

 

  • luvas térmicas ou antiderrapantes;
  • capacetes;
  • protetores de ouvido;
  • máscaras respiratórias;
  • óculos de proteção;
  • cintos de segurança;
  • protetor solar;
  • cintos, travas e coletes para alturas.

Importância dos EPI na rotina de trabalho

A importância dos EPI vai além de simplesmente cumprir a lei. O uso de equipamentos de proteção evita consequências mais graves em caso de acidentes ocorridos durante o trabalho. É muito comum o uso de capacetes por profissionais da construção civil, incluindo visitantes, como engenheiros, técnicos e integrantes de órgãos de fiscalização.

Nesta ocasião, ele evita impacto de pedras, resíduos de materiais de construção e objetos que possam cair do alto, causando danos à integridade física da pessoa. O uso de EPI também é uma segurança a mais para empresas que não querem ou não podem arcar com indenizações em caso de acidentes graves.

A empresa deve fornecer EPI?

Pessoa segurando EPI

a empresa deve fornecer todo o equipamento de proteção individual necessário para realização do trabalho com a prevenção indicada. Também é responsabilidade da empresa repor os materiais, principalmente aqueles descartáveis, como luvas e máscaras.

Um dos motivos pelos quais as empresas devem entender o que é EPI e investir na compra desses equipamentos é a economia. É muito mais vantajoso manter parte do orçamento direcionado à contenção de risco do que sofrer imprevistos que podem, inclusive, prejudicar a imagem da empresa em caso de acidentes que poderiam ser evitados.

Principais tipos de EPI usados em empresas de diferentes setores

Existem inúmeros tipos de EPI que podem ser adaptados para cada espaço de trabalho, mas alguns são mais comuns e utilizados por padrão em empresas do mesmo setor de atuação.

EPI de proteção respiratória

Um EPI inclui máscaras descartáveis ou com filtros especiais, a depender do nível de exposição da pessoa a ambientes com ar denso, poluído ou em contato com produtos químicos e lixo biológico.

EPI para altura

Profissionais de manutenção predial, eletricistas e construtores fazem uso obrigatório de equipamentos específicos para manter níveis de segurança em trabalho em altura. Eles evitam impactos intensos em caso de queda, assim como reduzem as chances de a pessoa cair com a parte superior do corpo virada para o chão.

Os coletes e os cintos são os mais utilizados, fornecendo maior estabilidade para movimentação em cordas e andaimes, fixando o profissional de forma segura na estrutura utilizada.

EPI de manipulação e materiais de risco

A indústria alimentícia e de cosméticos usa máscaras e uniformes de proteção especiais, evitando qualquer contato do corpo do funcionário com os produtos fabricados. Eles podem ser de diferentes materiais, desde os mais leves, apenas para evitar contaminação, até os reforçados, em caso de exposição a altas temperaturas ou materiais tóxicos.

Em ambientes de laboratórios, os equipamentos também contam, com jalecos e óculos especiais, reduzindo a chance de contato do corpo com produtos químicos que podem resultar em queimaduras e outros incidentes. Funcionários de restaurantes também podem contar com mangas, aventais e luvas especiais, evitando respingos de gordura no corpo.

Itens de proteção com preços baixos na Oceano B2B

Seja qual for o tipo de equipamento de proteção individual que você procura, na Oceano B2B é fácil encontrar, com preços justos e muita facilidade durante suas compras. Confira a variedade de marcas e produtos, aproveitando ofertas exclusivas para o orçamento de empresas de todos os portes, com garantia de qualidade e segurança que você procura em todas as compras corporativas.

O que é EPI e qual a sua importância na rotina de trabalho