O macacão de segurança é um item de extrema importância no dia a dia do colaborador. Por ser considerado um equipamento de proteção individual é regulamentado pela NR-6, que determina como obrigatório, sempre que for detectada sua necessidade. 

Neste post vamos apresentar as diferenças e as principais características do macacão de segurança para facilitar a escolha de cada um deles.

Tipos de macacão de segurança

Antes de apresentar os tipos de macacão de segurança, precisamos entender o que caracteriza este equipamento de segurança. Também conhecido como macacão descartável é a vestimenta de segurança de uso único, que serve para proteger o corpo inteiro do trabalhador contra diversos tipos de riscos. Pode ser utilizado por diversos setores e profissões.

O fato de ser descartável, ou seja, de uso único, indica que não pode passar por nenhum tipo de lavagem nem mesmo esterilização. Por ser de uso único, evita a contaminação cruzada, que geralmente ocorre em vestimentas que podem ser higienizadas e reutilizadas.

O macacão de segurança forma uma barreira protetiva e completa ao corpo do usuário, o que diminui os riscos de contaminações, respingos e exposição direta do trabalhador ao risco. 

Os macacões de segurança podem ser encontrados com várias construções diferentes, sendo que três delas são as mais utilizadas. Confira abaixo:

– Macacão descartável com 50g/m²

Este modelo é produzido em TNT (Tecido não tecido) de polipropileno com filme de polietileno microporoso. Possui um capuz dividido em duas peças que possui elástico. O fechamento é frontal com zíper bidirecional sem aba protetora. Como todos os modelos, possui elástico na cintura, punhos e tornozelos para uma melhor vedação no corpo do trabalhador.

Indicada para proteção do tronco e membros, superiores e inferiores, contra respingos de produtos químicos em pinturas e revestimentos spray, em manutenções e processos que envolvam graxa, limpeza média de prédios, máquinas e veículos.

– Macacão descartável com tecnologia “SMS”

Também produzido em TNT de polipropileno, mas neste caso, SMS (Spunbond Meltblown Spunbond). O SMS é um tri-tecido laminado, com três mantas de filamentos aleatórios unidos termicamente. Compõe-se de fibras 100% polipropileno de estrutura plana, flexível e porosa.

A tecnologia spunbond resulta em uma lâmina com estrutura mecanicamente resistente e a tecnologia meltblown, outra estrutura microbiana com barreira de até 3 µ (mícron), que retém microrganismos e outros elementos iguais ou acima dessa medida.

Possui um capuz separado em três peças, também com elástico. O fechamento deste Macacão Descartável é frontal, com zíper bidirecional, mas ao contrário do anterior, este possui aba protetora.

– Macacão descartável com mais de 67 g/m²

Este é considerado o modelo mais resistente dos três. Também é confeccionado em TNT de polipropileno, no entanto, conta com uma camada laminada de polietileno que oferece ainda mais proteção ao usuário. 

O capuz é de três peças com elástico, possui elásticos nos punhos, tornozelos, polegares e cintura. Outro detalhe deste modelo de macacão descartável é que possui as costuras seladas, o que dá ainda mais conforto para os casos de impermeabilidade.

Vestimentas contra riscos químicos e biológicos impedem o contato com partículas e substâncias perigosas, assim, protegem a roupa e a pele do indivíduo. Elas atuam como barreira e, em alguns casos, são feitas de tecido antibacteriano, para aumentar a proteção do usuário.

Macacão de segurança e os graus de proteção

Para ajudar na definição de qual macacão ideal para a segurança dos profissionais da sua empresa, listamos abaixo os graus de proteção que você precisa observar no momento da escolha deste EPI. Confira abaixo:

Tipo 1 – O maior nível de proteção para um macacão químico, as vestimentas Tipo 1 oferecem resistência contra gases.

Tipo 2 – É o segundo tipo mais resistente entre os macacões químicos. No entanto, não oferece proteção contra gases.

Tipo 3 – Nível mediano de proteção, oferece resistência contra jatos líquidos.

Tipo 4 – Oferece proteção contra respingos, sendo um pouco menos resistente que o anterior.

Tipo 5 – Nível de proteção considerado baixo, pois oferece resistência apenas contra partículas.

Tipo 6 – Este é o tipo de macacão químico menos resistente. Oferece proteção contra respingos considerados leves. Produtos Químicos leves, vírus e bactérias e respingos.

Profissionais da área da saúde que lidam diretamente com o Coronavírus precisam utilizar EPIs específicos para evitar a contaminação ou mesmo a disseminação do vírus. Por este motivo, dentre os equipamentos necessários, está indicado o uso do macacão descartável. Além dele, é recomendada a utilização de máscaras PFF2, luvas descartáveis e protetor facial (face shield).  

Como usar o macacão descartável de forma correta?

Antes de começar a processo de vestir este EPI, observe se a embalagem está intacta, sem cortes ou furos, se a validade está dentro do prazo e, por último, se o CA está vigente e válido. Com o item adequado para o uso, higienize as mãos e inicie o processo de vestir o macacão de segurança.

Comece vestindo o macacão descartável e colocando a máscara adequada ao risco que você estiver exposto, lembrando que a máscara deverá ser manuseada sempre pelo elástico. Após colocar a máscara, o profissional deve colocar as luvas que deverão ficar por cima do macacão. Por último, vestir o capuz da vestimenta e o protetor facial. 

Para retirar os equipamentos também há uma ordem correta a ser seguida. Primeiro deve-se remover as luvas de segurança, e então o capuz e o zíper do macacão descartável poderão ser abertos. Após este processo, pode-se retirar a vestimenta por completo, enrolando o macacão de segurança de dentro para fora.  Os calçados deverão ser retirados e o macacão de segurança descartado em local adequado.

Descartando o macacão de segurança de forma segura

Muitas vezes os EPIs descartáveis são contaminados e por isso precisam de uma atenção na hora de realizar o seu descarte. Se for o caso, o equipamento que foi exposto a ambientes com produtos químicos, poderá possuir um risco agregado, despertando a necessidade de um descarte separado já que possui potencial de contaminação. 

De acordo com as normas vigentes, os resíduos da Classe I são considerados perigosos, pelo fato da contaminação durante o uso. E os resíduos da Classe II, não perigosos, podem ser descartados em lixo comum ou separado de acordo com o material para a reciclagem.

Ou seja, o macacão descartável poderá ser descartado tanto em lixo comum quanto em lixo separado. Vai depender somente dos riscos aos quais o EPI foi exposto. Este cuidado é fundamental para garantir a segurança e proteção de todos.

Por este motivo, é muito importante compreender a maneira correta do descarte de cada EPI utilizado no dia a dia. Para que assim, seja possível prevenir contaminações e contribuir para o meio ambiente, evitando a utilização de equipamentos com condições de uso inapropriadas.

Encontre o macacão de segurança ideal para a sua empresa na Oceano B2B

Na Oceano B2B você encontra as principais marcas de macacão de segurança, como Vicsa e Volk. Utilize as dicas acima e encontre a melhor opção para o seu negócio.

Na nossa loja, além dos diferentes tipos de macacão de segurança, você conta uma linha completa de EPI’s e utensílios para um descarte seguro destes equipamentos. Visite a nossa loja e confira!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.