A chegada do inverno pode ser uma oportunidade para potencializar as vendas do seu bar, restaurante ou padaria. Para isso, é fundamental ficar atento às demandas de consumo que surgem com o frio, chuvas e umidade provenientes do período e, dessa forma, se organizar e planejar o que vender no inverno para atrair clientes.
Existem inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas no período, e isso é válido para qualquer negócio. Mas como começar? Avalie os produtos e serviços mais procurados na estação e invista naqueles que se assemelham com o que você já comercializa.
Para auxiliá-lo nessa tarefa, preparamos um conteúdo recheado com dicas do que vender no inverno, além de medidas para promover mais conforto aos clientes durante os dias mais frios.
Acompanhe e descubra o que vender no inverno para surpreender seus clientes!
Dicas certeiras do que vender na estação mais fria do ano
Com temperaturas mais frias em grande parte do Brasil, é comum que as pessoas busquem ainda mais por produtos e serviços que promovam conforto e bem-estar. Logo, é preciso garantir produtos que atendam esses requisitos e se preparar para garantir a disponibilidade deles no período certo.
Dentre as principais soluções que destacamos para aumentar vendas durante o inverno no ramo alimentício, estão a comercialização de:
- Sopas, caldos e massas
- Bebidas quentes
- Doces especiais
Além disso, preparamos um bônus com tudo que é necessário para preparar áreas de convivência, como salas de espera para receber seu público durante o inverno.
Continue a leitura e descubra como acertar em cheio sobre o que vender no inverno!
Sopas, caldos e massas
No inverno, a busca por alimentos mais quentes tende a aumentar. Por isso, apostar na inclusão de sopas, caldos e massas no cardápio pode ser um excelente atrativo para o seu negócio.
Isso porque são um clássico da estação, auxiliando na saciedade e ainda ajudando o corpo a se aquecer em temperaturas frias.
Além de servi-las em seu estabelecimento, é interessante garantir a opção do delivery para aquelas pessoas que preferem ficar em casa nos dias gelados. Também é válido investir em marmitas congeladas para aqueles que desejam mais praticidade para o dia a dia.
Para que a produção e oferecimento dos alimentos seja bem sucedida, há alguns suprimentos que não podem faltar em seu estoque. Confira quais são e já anote para não esquecer!
- Marmitas de alumínio ou isopor para manter a refeição fresca ou congelada
- Talheres descartáveis para o delivery
- Papéis toalha e condimentos para as mesas
- Luvas e aventais para os profissionais
Pronto! Com esses itens à mão, junto dos ingredientes necessários para o preparo das refeições, você tem tudo o que precisa para conquistar clientes e alavancar suas vendas!
Bebidas quentes
As bebidas quentes também são um clássico no inverno, e investir nesta venda pode ser uma excelente forma de alavancar os lucros no período. Cafés, chás, chocolates quentes e capuccinos são algumas das opções que costumam fazer sucesso na estação.
Um exemplo claro é o café, que tem um aumento de 30% em seu consumo entre o outono e inverno, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Assim , principalmente se você possui uma cafeteria ou padaria, inovar no catálogo de bebidas quentes pode ser um bom atrativo. Blends de chás, cafés especiais e chocolates quentes com chantilly costumam ser escolhas infalíveis para chamar a atenção da clientela.
Oferecer combos de bebida + salgado ou doce é uma estratégia que costuma dar bastante certo. Considere também incluir acessórios como canecas térmicas e filtros de chá para complementar a experiência do seu cliente.
Para garantir essa boa experiência, comece organizando os suprimentos necessários, sendo eles:
- Copos térmicos
- Colheres e mexedores de café
- Condimentos como açúcar e adoçante
- Luvas e toucas de segurança para os profissionais
Lembre-se de que a organização é fundamental para que uma estratégia de venda funcione, por isso, se certifique de que tem tudo o que precisa para começar!
Conheça os benefícios das cafeteiras profissionais para negócios
Doces especiais
Se você já os comercializa em seu negócio e está na dúvida de como vender mais, saiba que o inverno pode ser a oportunidade perfeita para chamar a atenção dos clientes e aumentar a venda dos pratos.
Para isso, apostar na criação de um cardápio especial de inverno, dando destaque aos doces quentes, é uma excelente medida. O oferecimento de combos acompanhando bebidas quentes também pode ser muito positivo.
Outra ideia para o seu estabelecimento é apostar em um kit de fondue para o cliente fazer em casa e aproveitar com seus familiares ou amigos. Dessa forma, você oferece uma solução prática para aqueles que não desejam se deslocar para o consumo.
Prepare-se com antecedência abastecendo o estoque com todos os produtos necessários para o preparo e oferecimento dos pratos. Confira quais são:
- Álcool rechaud (para acender o fondue no restaurante)
- Embalagens plásticas para bolos e doces
- Talheres descartáveis para clientes de delivery
- Luvas e toucas para os profissionais
Com tudo isso em mãos, é hora de iniciar a produção!
Saiba como preparar áreas de convivência, como salas de espera
A espera muitas vezes acaba gerando ansiedade nas pessoas, agora imagina esperar em ambientes onde as temperaturas são geladas. Isso acontece em áreas de espera em restaurantes, bares e até recepções de clínicas, comércios e demais tipos de negócios.
Por isso é preciso estar atento na hora de equipar a sala de espera de maneira adequada para o inverno. Garanta uma área de conveniência com cafés, chás quentes, biscoitos e demais guloseimas.
Uma bebida quente, como já destacamos anteriormente, é excelente para aquecer o corpo. Associado ao consumo de alimentos, pode ser uma ótima maneira de gerar conforto.
Dessa forma, seus clientes se mantêm aquecidos e confortáveis em sua sala de espera, algo que contribui para uma experiência positiva em seu negócio e, em alguns casos, pode fazer com que ele compre mais.
Já sabe o que vender no inverno para aumentar seu faturamento?
Neste conteúdo, trouxemos dicas sobre o que vender no inverno para auxiliar o seu estabelecimento alimentício a vender mais durante o período. Dentre os tópicos abordados, falamos sobre sopas, caldos e massas, bebidas quentes e doces especiais tais como fondues e bolos.
Para quem está dando os primeiros passos no mundo do empreendedorismo, há uma variedade de ideias de empresas excelentes para investir no período. Pequenos quiosques com cafés, chocolates e caldos quentes, por exemplo, é uma boa ideia para atrair a clientela.
Aproveite também para buscar outros artigos do blog da Oceano B2B. Aqui, falamos sobre empreendedorismo, suprimentos, segurança no trabalho e muitos outros assuntos. Confira!