A organização de estoque, seja em empresas grandes ou pequenas, é sempre um desafio. Afinal, como conseguir ter um controle eficiente da entrada e saída de produtos no seu negócio? Essa é uma pergunta frequente para empreendedores que buscam soluções práticas para ter mais agilidade no dia a dia.

Pensando em te ajudar a ter mais eficácia na gestão da sua empresa, nós da Oceano B2B preparamos algumas dicas de organização de estoque físico. Continue a leitura e saiba mais.

Saiba como a organização de estoque impacta a sua empresa

O estoque é uma das partes mais importantes de um negócio, seja ele uma loja de roupas, um mercado ou restaurante, já que é lá onde os produtos essenciais são armazenados. Por isso, ter um estoque organizado impacta diretamente na eficiência do negócio e satisfação dos clientes.

Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em 2021, 51,0% dos empresários paulistanos avaliaram que a situação de seus estoques está adequada. No entanto, 34,8% ainda avaliam que os estoques estão acima do desejado, o que gera perda econômica e ineficiência.

Portanto, ao manter a organização de estoque de alimentos e demais produtos em dia, você consegue visualizar exatamente os itens que a sua empresa tem à disposição, evitando imprevistos, falta de produtos, frustrações, vencimentos e até mesmo perda de dinheiro.

Como organizar o estoque em loja de roupas?

O primeiro passo para saber como organizar o estoque de roupas é separá-los por categorias, como indicação de gênero, tipo de tecido, cores, tamanhos e tipo de produto. Assim, você conseguirá organizá-los com muito mais rapidez, já que eles serão armazenados por ordem de cor, tamanho e produto.

Outro ponto importante para a organização de estoque de roupas é realizar o controle e saída dos produtos, que consiste em registrar, diariamente, todos os itens adquiridos e vendidos. Assim, você saberá exatamente a quantidade de produtos disponíveis e entenderá o comportamento de compras dos clientes.

Para tornar o processo mais ágil, você pode apostar nos softwares de gestão, que proporcionam maior controle. Além disso, é fundamental estabelecer uma boa relação com os fornecedores, criando parcerias e escolhendo aqueles que são mais confiáveis. Dessa forma, você evita o risco de ficar sem os produtos.

Como organizar o estoque em restaurantes?

Duas pessoas fazendo a organização de estoque físico

Para realizar a organização de estoque de alimentos em restaurantes, é fundamental levar em consideração o modo de armazenamento de cada produto, verificando se eles são secos, refrigerados ou congelados.

Lembre-se de que os secos devem ser mantidos em prateleiras e nunca ser colocados no chão, enquanto os refrigerados e congelados devem ser mantidos em geladeiras específicas. Além disso, é importante mantê-los em embalagens apropriadas e com identificação, como as de vidro ou plástico, e manter o local de armazenamento sempre limpo.

Depois, você pode categorizá-los por grupos, como bebidas, frutas, carnes, verduras e legumes, e realizar um inventário, fazendo a contagem de tudo o que há no seu estoque. Assim, você evita perdas, excesso ou falta de itens. Para otimizar o controle, realize a checagem diária de tudo o que entra e sai do restaurante, e mantenha os dados atualizados.

Como organizar o estoque em clínicas?

Realizar a organização de estoque em clínicas exige mais cuidado. Afinal, aqui estamos lidando com remédios e itens que impactam a saúde dos clientes. Portanto, é fundamental que os equipamentos, remédios e outros materiais sejam armazenados corretamente.

Para isso, verifique o espaço disponível e realize a disposição dos itens, sempre evitando empilhamentos para não comprometer os insumos frágeis. Também é importante contar com geladeiras ou refrigeradores para armazenar produtos ou medicamentos que precisam de refrigeração.

Após esses passos, faça uma contagem de todos os itens e organize-os conforme o uso, prazo de validade e tipo de procedimento. Para realizar o processo, você pode contar com as etiquetas, que ajudam a identificar os itens. Outra dica é planejar as compras por meio de planilhas e relatórios. Assim você tem um maior controle e evita perda de itens devido a prazos de validade.

Conte com as dicas da Oceano B2B para manter o seu estoque em dia!

Na Oceano B2B, além de dicas que te ajudam a saber como organizar estoque de mercadorias no seu negócio, você encontra diversos itens que te auxiliam nesse processo.

Nosso catálogo conta com diversos tipos de potes, embalagens e etiquetas que deixam a sua rotina mais ágil e eficiente. Então, não deixe de conferir as nossas categorias e aproveitar as ofertas exclusivas que preparamos!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.