Manter o fornecimento de energia elétrica constante e sem variações é uma das funcões para que serve o estabilizador. Esse dispositivo é importante para equipamentos mais sensíveis, como computadores e impressoras, por exemplo, bem como maquinários especiais, que dependem da estabilidade da rede.
É fundamental conhecer como funciona um estabilizador de energia para saber qual é o mais adequado para as necessidades da sua empresa. Entre os vários modelos disponíveis no mercado, há estabilizadores de vários tamanhos, potências e funcionalidades.
O que é um estabilizador de energia?
Basicamente, o estabilizador é composto por um fusível de proteção, tomadas de saída para os demais dispositivos, uma chave de liga-desliga, uma seletora de voltagem e um circuito responsável por estabilizar o fornecimento de eletricidade, nivelando a tensão que vem da rede de energia.
Nem sempre a tensão que sai da tomada será de 110V ou 220V. Ela varia bastante, e isso interfere no funcionamento dos equipamentos. Um estabilizador para PC, por exemplo, evita que essa mudança prejudique os circuitos.
Como escolher um estabilizador?
Antes de comprar um estabilizador, você precisa entender quais são as características dos modelos, como potência e tamanho, mono ou bivolt, assim como com qual velocidade o fornecimento de energia é estabelecido. Neste post da Oceano B2B, você confere como escolher o melhor modelo para o seu negócio
Potência
Em um estabilizador, geralmente, a potência é medida em volt-ampère (VA). Quanto maior o valor, mais potente o aparelho será. Para um computador de mesa, estabilizadores de até 400 VA são suficientes. Porém, para impressoras a laser, que usam mais energia, são necessários dispositivos mais potentes, pelo menos, a partir de 2.000 VA.
Tamanho e peso
Estes fatores dependem da potência. Quanto mais potente, maior (e mais pesado) o artigo será. Isso influencia no preço do estabilizador: os aparelhos mais robustos são mais caros. Eles costumam vir com circuitos específicos, que processam mais rapidamente a variação de energia, evitando problemas de funcionamento.
Bivolt
Em geral, os estabilizadores são bivolt, ou seja, funcionam em redes de 110V ou 220V. Porém, antes de conectá-los à tomada, verifique se a chave seletora está na tensão correta. Se estiverem ligados na potência errada, os aparelhos podem ser danificados.
Estabilizador e nobreak são a mesma coisa?
Ambos itens trabalham em conjunto com computadores e outros equipamentos, mas são diferentes. Os estabilizadores evitam que as variações de energia vindas da rede afetem o funcionamento de maquinários mais sensíveis. Porém, quando a energia acaba, eles deixam de funcionar.
Por outro lado, os nobreaks têm uma bateria interna, que armazena energia por um determinado tempo. Assim, caso acabe a energia na sua região, eles seguram o fornecimento de eletricidade ao computador, à impressora ou a outro equipamento.
Os dois equipamentos contam com sistemas de proteção contra grandes variações de energia. Isso garante que seu maquinário não seja prejudicado ao ser ligado na tensão errada, durante a queda de raios na região ou em variações bruscas no fornecimento de eletricidade.
Por quanto tempo o nobreak funciona sem energia?
Isto depende muito da capacidade e do tamanho da bateria interna do aparelho, assim como quais equipamentos estão sendo utilizados e quantos deles estão ligados ao nobreak. Há modelos que seguram energia entre 30 minutos até 10 horas. Essa diferença interfere diretamente no preço do nobreak.
Assim, identifique quais equipamentos precisam estar sempre conectados à energiac. Dessa forma, aqueles que dependem de fornecimento constante, além de um nobreak, podem precisar de um gerador externo. Agora, falando de um computador usado para trabalhos pontuais, um nobreak que segure a energia por menos tempo pode ser mais útil.
Qual é o modelo mais adequado para o seu negócio?
É importante ver quantos e quais equipamentos sensíveis sua empresa tem. Veja quais contam com componentes mais delicados, que precisam de uma rede mais estável. Embora o estabilizador de energia evite variações no fornecimento de eletricidade, nem todos os dispositivos são vulneráveis a essas mudanças bruscas.
Computadores e impressoras têm componentes delicados, que sofrem com as variações na rede. Além disso, sua empresa pode ter equipamentos específicos e igualmente sensíveis, que precisam desse artigo para funcionarem bem.
Instabilidade no fornecimento de energia
Um detalhe muito importante é ver se o fornecimento de energia elétrica é instável na região e se há geradores externos, acionados em caso de falta de luz. Problemas na rede e ausência de um gerador são algumas razões para se adquirir um estabilizador para o seu negócio.
Nesse caso, vale usar mais estabilizadores para garantir o funcionamento de outros equipamentos na sua empresa. Um técnico especializado pode verificar qual é o dispositivo mais adequado, ligado a dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo.
Confira os modelos de estabilizador na Oceano B2B!
Agora que explicamos para que serve o estabilizador, conheça as opções da Oceano B2B, especialista no suprimento de equipamentos e produtos para empresas. Temos o modelo ideal para o seu negócio, que atende às suas necessidades. Cadastre-se para receber as novidades do setor por e-mail e ficar por dentro das promoções!