A participação de lucros é uma vantagem que pode ser oferecida aos trabalhadores das empresas, tornando as companhias mais atrativas para os profissionais do mercado.

Nesse artigo, explicaremos o que é participação de lucros e quais são os principais passos para implementar isso no seu negócio. Você também vai aprender a diferenciar PLR e PPR, e conhecer as vantagens desse tipo de bonificação aos trabalhadores. Confira!

Entenda o que é participação nos lucros

A chamada Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma bonificação oferecida aos funcionários de empresas, a fim de que sejam recompensados pelo alcance de metas das organizações.

Dessa forma, quando uma empresa oferece um contrato de participação de lucros, divide parte dos lucros com os colaboradores. O valor depende do percentual definido em cada empresa. Além do mais, a quantia também depende do resultado individual do funcionário.

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nas empresas está prevista desde a Constituição de 1946. No entanto, a regulamentação só ocorreu com a Lei n. 10.101, de 2000. Em seguida, as normas foram atualizadas no ano de 2013, com a Lei n. 12.832.

A legislação prevê que todas as empresas podem implementar a participação de lucros, porém, as companhias que pretendem oferecer essa bonificação precisam adotar algumas etapas, a fim de ouvir os funcionários e o sindicato que representa os trabalhadores.

Entre as principais vantagens de implementar a PLR na sua empresa, está o favorecimento da contratação e da retenção de talentos. Além disso, os trabalhadores podem se sentir mais motivados para alcançar os objetivos individuais e coletivos da sua companhia.

A Participação nos Lucros e Resultados ainda pode reduzir a rotatividade de funcionários, diminuindo os custos de contratação e acelerando o desenvolvimento da sua empresa.

Dessa maneira, é possível que, com uma equipe mais motivada, a sua empresa também consiga projetar novas metas e a organização ainda pode obter melhores lucros.

Saiba a diferença entre PLR e PPR

Como você viu, a PLR se trata da divisão dos lucros obtidos por uma empresa e citamos que essa distribuição ocorre depois do alcance de metas estabelecidas pela companhia.

Mas o que é PPR? Essa sigla significa Programa de Participação nos Resultados. Diferentemente do PLR, o PPR não depende do lucro da empresa. O programa pretende dar um retorno aos colaboradores somente pelo alcance de metas da corporação. Dessa forma, pode ser concedido mesmo se a empresa tiver prejuízos.

Aprenda como implementar a participação nos lucros na sua empresa

Pessoa analisando gráfico no computador

Agora você vai entender melhor como funciona a participação de lucros e de que maneira pode-se instituir essa bonificação aos colaboradores da sua empresa. Tenha atenção a cada um dos passos para a sua companhia usufruir dos benefícios da PLR.

Conheça as normas

Inicialmente, é interessante que os gestores das empresas conheçam a legislação que regulamenta a participação de lucros. Assim, a sua organização pode assegurar que tudo vai ocorrer nos conformes, respeitando a negociação com os empregados.

Ademais, ao implementar a participação de lucros, a sua empresa precisa garantir que todos os trabalhadores sejam beneficiados. Essa norma está prevista na Lei n. 10.101/2000, que já citamos.

Faça o planejamento

Também é importante planejar bem os aspectos envolvidos na implementação da PLR. Ao estudar o mercado, é possível para apresentar metas mais realistas e adequadas aos benefícios oferecidos aos trabalhadores.

A sua organização pode escolher objetivos relativos aos lucros e ao faturamento. Também é possível detalhar metas relacionadas à diminuição das reclamações dos consumidores, a fim de melhorar o atendimento, por exemplo.

Estabeleça uma comissão

De outro modo, mais um passo importante para a implementação da participação de lucros é a formação de uma comissão. Esse grupo deve ser composto por integrantes da sua empresa que representem os interesses da companhia, bem como de colaboradores indicados pelo sindicato.

Informe as condições da PLR

Depois, a sua empresa precisa comunicar as condições para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados com assertividade. Uma boa maneira de tornar essa comunicação mais assertiva é realizar uma reunião com todos os trabalhadores da sua empresa, além dos líderes de cada setor.

Nessa reunião, é importante dar ouvidos aos funcionários, a fim de tirar as principais dúvidas a respeito dessa bonificação. Com isso, é provável que os colaboradores se sintam mais engajados para buscar melhores resultados para a sua empresa, com a certeza de que todos vão ser recompensados.

Faça compras corporativas com a Oceano B2B

A Oceano B2B é a melhor escolha quando o assunto são compras corporativas. Isso porque a nossa loja oferece mais praticidade para você encontrar os materiais que a sua empresa consome com frequência em um só lugar.

No nosso e-commerce, você pode encontrar mais de 10 mil itens para a sua corporação. Assim, pode ganhar tempo na hora de comprar tudo que precisa e ainda aproveitar as ofertas disponíveis.

Também oferecemos aos nossos clientes rapidez na entrega para que não precisem se preocupar com os prazos. Para isso, contamos com dois centros de distribuição, que garantem o recebimento dos produtos da Oceano B2B em todas as regiões do país.

Participação de lucros: confira como implementar isso na sua empresa