Alguns cuidados com piso escorregadio são essenciais em qualquer tipo de negócio. Esse cuidado evita que profissionais e visitantes da sua empresa sofram com escorregões, quedas e até lesões graves. Por isso, é essencial investir em soluções para manter pisos e espaços seguros para todos.
Manutenções temporárias como a limpeza dos pisos ou até mesmo climas úmidos ou chuvosos podem contribuir para que ele fique molhado ou escorregadio, e é preciso estar atento a essas ocasiões para adotar as medidas de proteção necessárias.
Para auxiliar você nesse processo de cuidado no seu negócio, preparamos um conteúdo com informações, como:
- O que causa o piso escorregadio
- Checklist de produtos infalíveis para evitar acidentes
- Cuidados importantes
Ao final deste conteúdo, você estará preparado para cuidar de pisos escorregadios da forma correta. Confira!
Piso escorregadio: O que causa?
Como já destacamos anteriormente, há diversos fatores que podem contribuir para os pisos ficarem escorregadios. Alguns deles são o clima, ambiente da empresa e também manutenções temporárias em ambientes internos e externos.
Em dias de chuva, por exemplo, as pessoas acabam ficando com sapatos e roupas molhadas, além de precisarem usar guarda chuvas. Todos esses fatores contribuem para que rastros ou gotas de de água sejam deixados pelos ambientes, deixando os pisos molhados e escorregadios.
Além da chuva, outro fator que contribui para seu surgimento é a umidade, condição que ocorre quando temperaturas baixas dão lugar ao calor repentino e faz com que os espaços internos fiquem úmidos, e por consequência, escorregadios.
O ambiente da empresa também é um fator que pode ocasionar o problema, e exemplos disso são as indústrias frigoríficas ou latícinias, que por precisarem de uma alta refrigeração, acabam se tornando mais propensos a terem pisos molhados e escorregadios.
Por fim, questões como a limpeza de ambientes internos sem a secagem devida, manutenção de áreas externas e até obras também podem contribuir para que os pisos fiquem escorregadios.
Agora que você já sabe o que pode ocasionar pisos molhados e escorregadios, chegou a hora de conhecer as soluções que podem ser implantadas para diminuir seus riscos.
Checklist de produtos indispensáveis para pisos escorregadios
A melhor forma de garantir que as pessoas possam transitar de forma segura pelos espaços da sua empresa é investir em produtos específicos que previnam quedas e incidentes em pisos escorregadios.
Alguns dos mais importantes são os materiais de sinalização, antiderrapantes e também utensílios que atuam na remoção do acúmulo de resíduos que podem deixar superfícies escorregadias.
Confira, a seguir, o checklist infalível com todos os suprimentos que você precisa para deixar o piso da sua empresa mais seguro.
1. Placas de sinalização
As placas de sinalização, como o nome já diz, servem para sinalizar possíveis perigos ou dar orientações para as pessoas sobre um ambiente em específico. São representadas pela cor amarela e, no caso das utilizadas para os pisos, geralmente contam com frases como ‘Cuidado! Piso molhado’ e similares.
A placa para piso molhado deve ser instalada em locais estratégicos para que seja possível visualizar de forma clara a orientação. Em escolas, por exemplo, é comum encontrá-las em escadas e na entrada de salas de aula para reforçar o cuidado de alunos e professores.
Seu uso deve ser reforçado em períodos de maior chuva e umidade, além de serem indispensáveis para sinalizar manutenções que deixam os pisos molhados ou úmidos.
Sinalização de segurança: quando e como fazer?
2. Tapete antiderrapante
Tapetes com propriedades antiderrapantes também são aliados fundamentais na prevenção contra acidentes em um piso escorregadio. Elaborados em materiais que evitam escorregões, os modelos em vinil são os mais adequados para garantir esse efeito anti-deslizamento e garantir mais segurança no dia a dia.
Assim como as placas, devem ser instalados em pontos estratégicos como portas de entrada, em frente a bebedouros, banheiros e demais locais com alto trânsito de pessoas e potencial risco de queda.
3. Lavadora de alta pressão
A lavadora de alta pressão é um equipamento muito útil para evitar pisos escorregadios, e dessa forma, acidentes causados em decorrência deles. Isso porque possui uma alta eficiência para limpezas pesadas, conseguindo remover o limo gerado por chuvas ou umidade que podem deixar as superfícies mais lisas e perigosas.
4. Embalador de guarda chuva
O embalador de guarda-chuva, como o nome já indica, é um utensílio muito útil para embalar o objeto em dias de chuva, evitando que profissionais, clientes e visitantes circulem pelos espaços internos com um guarda-chuva molhado e gerem acúmulos de água que potencializam o risco de escorregões.
Sua instalação deve ser feita na entrada de comércios, clínicas, shopping centers e demais tipos de negócios.
5. Fita antiderrapante
A fita antiderrapante é um item de segurança indispensável para manter os pisos seguros, evitando escorregões e quedas. Também conhecida como fita texturizada, possui uma camada similar a uma lixa que faz com que a superfície fique mais firme e evite escorregões.
É comum encontrá-las instaladas em degraus de escadas e rampas de escolas, centros médicos e diversos outros tipos de negócios. O ideal é sempre utilizá-los em locais como entrada de ambientes internos, banheiros e similares.
Mas atenção! Seu uso não é recomendado para espaços abertos dada a possibilidade de ficarem molhados ou úmidos de forma recorrente, o que pode prejudicar a eficiência do material.
Para esses locais, a recomendação é investir em sinalização, tapetes antiderrapantes e no uso de lavadoras de alta pressão para a remoção de limo e outros resíduos escorregadios.
Cuidados importantes
Além do uso de produtos e materiais para a prevenção de acidentes, há uma série de outros cuidados que podem ser tomadas para evitar quedas e escorregões na sua empresa
Dentre alguns deles estão a realização de inspeções regulares para identificar eventuais danos no piso que podem torná-los mais lisos, e por consequência, escorregadios e perigosos. No caso de problemas do tipo, é essencial investir em soluções imediatas como trocar os produtos de limpeza ou até mesmo o piso.
Além disso, o investimento em ações básicas como a secagem eficiente dos pisos após a limpeza e aplicação de ceras adequadas para cada tipo de piso são medidas extremamente importantes, e fáceis, de manter seus espaços seguros.
Você já sabe como prevenir acidentes com piso escorregadio no seu negócio?
Cuidar dos pisos da sua empresa pode ser uma tarefa simples Neste conteúdo, abordamos os cuidados que precisamos ter com um piso escorregadio. Foram destacadas informações como o que pode causá-lo e formas de evitar acidentes por meio de um checklist com produtos essenciais.
Também destacamos cuidados básicos, mas importantes, que todo o negócio precisa garantir para evitar que pisos fiquem escorregadios e coloque em risco a integridade física das pessoas. Agora que você está preparado para implantar todas as soluções necessárias para evitar acidentes com pisos escorregadios, que tal conhecer outros conteúdos voltados para a segurança no trabalho? Clique aqui para conferir!