Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, a embalagem reciclável vem ganhando adeptos em diversos setores e se tornando uma opção para substituir materiais convencionais, que demoram anos para se decompor na natureza.

Pensando na importância do tema, nós, da Oceano B2B, trouxemos um conteúdo para te ajudar a entender como ela pode beneficiar o seu restaurante e como você pode utilizá-las no dia a dia. Continue a leitura e saiba mais!

Por que evitar as embalagens tradicionais?

Apesar de terem um baixo custo e serem mais acessíveis, as embalagens convencionais, como a marmita descartável de plástico comum, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, gerando problemas como o acúmulo de lixo e poluição de ecossistemas, como o oceano.

Segundo dados da World Resources Institute (WRI), o Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano, sendo que cerca de 15% do total ocorre em restaurantes, totalizando 6 mil toneladas.

Neste sentido, utilizar embalagem reciclável no setor alimentício, como bares, lanchonetes e restaurantes, é uma forma de reduzir o acúmulo de lixo e evitar os efeitos nocivos à natureza.

Embalagem reciclável x retornável: entenda a diferença

Antes de falarmos sobre a importância dos dois tipos, é preciso entender qual é a diferença entre embalagem retornável e reciclável. A primeira, como o próprio nome diz, se refere às que podem retornar para as fábricas e serem reutilizadas, como as de madeira, aço ou vidro.

Já as recicláveis passam por um processo de separação e recuperação de materiais utilizados, que podem ser reutilizados como matéria-prima e voltar à cadeia produtiva.

Quais são os benefícios da embalagem reciclável para o seu negócio?

Para além da preservação do meio ambiente, utilizar pacotes e embalagens ambientalmente corretas, como a marmita sustentável, é uma forma de destacar negócios em um mercado cada vez mais competitivo, agregando valores que vão além do lucro.

Por isso, cada vez mais marcas e empresas investem em pacotes sustentáveis e recicláveis. Apesar de serem considerados mais caros, eles são uma tendência que vem ganhando adeptos no mundo todo, pois os consumidores têm dado preferência a negócios comprometidos com a causa ambiental.

Dessa forma, adotar uma postura sustentável pode gerar impactos positivos também para a imagem do negócio, levando a uma maior fidelização de clientes e aumentando o prestígio da empresa perante o público.

Segundo um estudo realizado pela Union + Webster, 87% da população brasileira prefere adquirir produtos e serviços de marcas sustentáveis, enquanto 70% afirma que não se importa de pagar um pouco mais por isso.

Conheça as embalagens recicláveis que você pode utilizar no seu negócio

homem carregando uma sacola de papelão com alimentos e marmita descartável

Agora que você já conhece todos os benefícios de optar pela sustentabilidade, é hora de saber quais são os tipos que você pode utilizar no seu negócio. Confira as opções a seguir.

Embalagem de vidro

O vidro é um dos recipientes mais antigos, sendo conhecido pela durabilidade e resistência. Esse material é 100% reciclável, não libera substâncias tóxicas e pode ser reutilizado pelos consumidores para outros fins. Então, se você precisa de um pote reciclável no seu estabelecimento, a versão em vidro pode ser uma ótima opção.

Embalagem de alumínio

Considerado uma embalagem eficiente devido à capacidade de conservação dos alimentos e de resistência, o alumínio funciona muito bem como marmita reciclável. Além de manter os alimentos seguros para consumo, o alumínio é reciclado de forma efetiva. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Lata de Alumínio, 97,7% das latas de alumínio foram recicladas em 2016.

Embalagem de papel reciclado

O papel é completamente sustentável, pois é biodegradável e reciclável. Por conta disso, pode ser direcionado para a reciclagem por meio da coleta seletiva.

Embalagem de plástico PLA

O plástico PLA, ou poliácido lático, é um polímero sintético termoplástico que substitui o plástico convencional. Além de biodegradável, ele é reciclável, compostável e pode ser utilizado de diversas formas, em sacolas plásticas, garrafas, tampas e muito mais. Diferente da opção convencional, que leva de 500 a 1000 anos para se decompor, o PLA demora de 6 meses a 2 anos para o mesmo processo.

Leve mais sustentabilidade para o seu negócio com as dicas da Oceano B2B

Se você gostou de saber mais sobre como a embalagem reciclável pode ser benéfica, não deixe de conferir outras dicas de sustentabilidade que preparamos para te ajudar. Confira os outros posts do blog e fique por dentro das tendências.

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.