Quando ouvimos falar em detergente, logo lembramos daquele produto doméstico utilizado na limpeza de louças e utensílios de cozinha, mas você sabia que existem diferentes tipos de detergente para uso profissional? 

Cada tipo de sujeira possui um tipo de detergente adequado para limpeza. Por isso, neste post vamos apresentar os diferentes detergentes profissionais e suas aplicações, para auxiliar você a escolher o produto ideal para sua empresa.

Classificações do detergente de uso profissional

Os detergentes profissionais possuem as mais diversas funções. Podem ser utilizados na limpeza de pisos, superfícies, máquinas, equipamentos, tecidos e utensílios em geral. 

Os detergentes para uso profissional são classificados em 3 grupos, divididos de acordo com a escala do seu pH, que varia de 0 a 14:

  • Detergente neutro: pH estabilizado em 7;
  • Detergente alcalino: pH entre 7 e 14;
  • Detergente ácido: pH entre 0 e 7.

O pH do detergente e a definição se é neutro, alcalino ou ácido poderão ser encontrados no rótulo, na ficha técnica e/ou na FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, do produto.

A seguir, detalharemos cada um dos tipos de detergentes profissionais e seu uso mais adequado, de acordo com o tipo de sujidade e superfície de limpeza.

Detergente neutro

Um detergente profissional neutro possui pH 7,0 e é o mais versátil entre os 3 tipos de detergentes que existem. O detergente neutro não agride a superfície lavável, por isso é o mais utilizado no dia a dia na remoção de pó, poeira, fuligem e outros resíduos em materiais como:

  • Cerâmicas;
  • Porcelanatos;
  • Pisos de madeira;
  • Laminados;
  • Mármores;
  • Granitos;
  • Vidros;
  • Metais.

Um produto de referência é o detergente neutro profissional Yellow Pine, da Spartan. O detergente Yellow Pine é formulado com óleo de pinho, um solvente natural de fonte bio renovável, que faz deste detergente um produto amigável ao meio ambiente. 

O Spartan Yellow Pine possui alta concentração de ativos e é um detergente de alta performance que não utiliza matérias-primas cáusticas ou corrosivas, garantindo segurança no uso em qualquer superfície lavável.

Detergente alcalino

O detergente profissional alcalino possui pH entre 7,0 e 14,0 e tem a capacidade de remover sujeiras com moléculas de gordura, exceto as de origem mineral.

Ele atua quebrando as moléculas, transformando a substância do estado sólido para o estado líquido. Isso permite que a sujeira seja removida no enxágue.   

Os detergentes alcalinos são indicados para remoção de gorduras de origem animal e vegetal como óleos, molhos, frituras ou graxas. Por isso, são muito utilizados em restaurantes e indústrias alimentícias na limpeza de bancadas, superfícies, equipamentos e utensílios.

O detergente Foaming Caustic Cleaner da Spartan é uma ótima opção para quem busca um detergente alcalino. Ele possui poder desengordurante e elevada formação de espuma, que adere nas superfícies e aumenta a eficiência na limpeza. 

O Spartan Foaming Caustic Cleaner é indicado para limpeza em frigoríficos, laticínios, indústrias de bebidas e atividades alimentícias em geral. 

Detergente ácido

Já o detergente profissional ácido, tem pH que varia entre 0 até 7,0 e é indicado para limpeza pesada. Também pode ser popularmente conhecido como desincrustante. Os detergentes ácidos são muito utilizados em limpezas pós-obra, na remoção de cimento, ferrugem e outros resíduos de origem mineral. 

Alguns desincrustantes específicos também podem ser utilizados em mictórios e vasos sanitários para limpeza de ferrugens originadas pelos sais da urina. Este tipo de detergente possui alto grau de acidez como o próprio nome indica, portanto não pode ser aplicado em superfícies sensíveis. 

Outro ponto importante a destacar é que os detergentes ácidos podem ser altamente nocivos ao ser humano e ao meio ambiente. Por isso recomenda-se grande atenção às instruções do rótulo, ficha técnica e FISPQ do detergente para garantir um uso seguro.

Uma ótima opção de detergente ácido é o Spartan DECRUST B. Ele é um limpador com poderosa ação sobre resíduos de cimento e argamassa em pisos e paredes de concreto, porcelanato, cimentados e pedras porosas em geral, como mineira, Miracema e ardósia.

O detergente ácido DECRUST B também pode ser utilizado na limpeza de betoneiras e caminhões de concreto. Ele dissolve as camadas finas de concreto e argamassa aderidas, sem prejudicar ou atacar as superfícies por conter inibidores de corrosão na sua fórmula.

Pessoa de aventar e luvas plásticas conduz carrinho de limpeza com detergente profissional e outros produtos

Dicas importantes no uso de detergentes profissionais

Agora que você já conhece os diferentes tipos de detergentes profissionais e suas aplicações, separamos duas dicas fundamentais para um uso racional, com o melhor custo-benefício e total segurança:

  1. Diluição: os detergentes profissionais possuem dois tipos de apresentação:
    1. Pronto-uso: são detergentes mais básicos, que já possuem a concentração ideal para limpeza em seu estado original. São detergentes de uso imediato, sem a necessidade de diluição em água.
    2. Concentrado: os detergentes concentrados possuem alta concentração de ativos de limpeza e indicam a necessidade de diluição em água para serem aplicados com eficiência em cada tipo de sujeira sem desperdiçar o produto.

A proporção ideal de diluição dos detergentes concentrados é informada no rótulo e também na ficha técnica do produto. Esta proporção é indicada em escala de quantas partes do produto devem ser utilizadas para cada parte de água.

Uma diluição em escala 1:10 significa que 10% da mistura será de detergente e 90% será água. Para chegar a esta conclusão, basta dividir 1 por 10, que é igual a 0,1 ou 10% do volume total. Desta forma, em um recipiente de 1 litro por exemplo, você deve adicionar 100 ml de detergente e 900 ml de água. 

Exemplos de como fazer a diluição de detergentes considerando 1 litro de mistura:

  • Diluição 1:10 – 100 ml de detergente: 900 ml de água
  • Diluição 1:15 – 75 ml de detergente: 925 ml de água
  • Diluição 1:20 – 50 ml de detergente: 950 ml de água
  • Diluição 1:30 – 33 ml de detergente: 967 ml de água
  • Diluição 1:50 – 20 ml de detergente: 980 ml de água

Em geral, os detergentes concentrados apresentam um valor de compra maior, mas isso não significa que os detergentes pronto-uso sejam mais econômicos. Devido à diluição, os detergentes concentrados geralmente oferecem maior rendimento de uso e consequentemente um melhor custo-benefício para a sua empresa.

  1. Segurança e proteção na utilização: como vimos anteriormente, alguns detergentes profissionais podem conter agentes nocivos para o ser humano e meio-ambiente em sua formulação. Estes agentes são fundamentais para a remoção do tipo de sujeira a ser limpo, mas exigem atenção do usuário. Por isso, além da diluição correta, é necessário ficar atento às instruções de uso de luvas, máscaras, óculos e outros equipamentos de proteção individual – EPIs, contidas no rótulo, ficha técnica ou Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ do detergente.

As principais marcas e tipos de detergente, você encontra na Oceano B2B

O e-commerce da Oceano B2B oferece uma linha completa de detergentes de uso profissional, as informações técnicas de cada produto, e todos os EPI’s, Equipamentos de Proteção Individual, necessários para uma utilização segura dos produtos.

Acesse www.oceanob2b.com e encontre uma linha completa de produtos para higiene e limpeza da sua empresa!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.