O projetor é um dispositivo muito útil para a realização de apresentações corporativas, videoconferências, transmissão de slides em salas de aula e muito mais. Mas para garantir a qualidade das imagens e vídeos, é preciso saber qual é o melhor projetor para a sua empresa.

Capazes de reproduzir mídias de diferentes tipos como fotos, vídeos, slides e planilhas, os projetores são encontrados em diversos formatos, tamanhos e especificações técnicas. Para escolher o modelo ideal de acordo com suas necessidades, é fundamental estar atento a isso e a uma série de outros fatores.

Para auxiliar você nesta tarefa, apresentaremos informações e dicas que irão lhe auxiliar a descobrir qual é o melhor projetor para o seu negócio e fazer um investimento inteligente e com bom custo-benefício. Acompanhe.

O que é um projetor e como usá-lo?

Antes de falarmos sobre os pontos de atenção necessários na hora de escolher um projetor, é importante entender o que é um projetor e como utilizá-lo. Então vamos lá!

Projetores são equipamentos eletrônicos que projetam variados tipos de imagens em paredes, telas, lonas ou qualquer outra superfície em que seja possível garantir o contraste da cor com a imagem projetada. 

O funcionamento pode se dar por meio de mídias como DVD player, CD, caixas de som e computadores. Seu uso é muito comum em escolas, universidades e escritórios, trazendo mais qualidade e comodidade em apresentações variadas. 

E como usar o projetor? Após decidir o meio que será utilizado, é preciso conectar a tomada do projetor em um conector de saída HDMI do outro dispositivo.

Por fim, vire a lente do dispositivo em direção à superfície escolhida, como parede ou lona, e pressione o botão de ligar, que é sinalizado em locais diferentes de acordo com o modelo. Na dúvida, sempre faça uso do manual de instruções do fabricante que acompanha o aparelho!

Homem de roupa social apresentando métricas em um projetor para outros sete colegas em uma sala de reunião

4 dicas para descobrir qual é o melhor projetor para sua empresa

Escolher um bom projetor é fundamental para garantir a qualidade de suas apresentações, sejam de slides, fotos, vídeos ou qualquer outro tipo. O melhor modelo para o seu negócio irá variar conforme o local onde será utilizado, luminosidade, conectividade e diversos outros fatores.

Para garantir que você invista em um projetor com boa resolução e durabilidade, além de bom custo-benefício, preparamos 4 dicas que irão facilitar sua tomada de decisão. Confira!

Explore os principais tipos de projetores

Os principais tipos de projetores disponíveis são os DLP (Digital Light Processing), LCD (Liquid Crystal Display) e LED (Light-Emitting Diode), e é muito importante conhecer, de forma detalhada, as características de cada um para garantir que você investirá naquele que melhor atende às suas necessidades.

O projetor DLP é um dos mais populares, e se destaca pelo uso de microespelhos para criar imagens. Sua tecnologia promove contrastes elevados, cores vibrantes e uma resposta rápida, sendo a escolha ideal para ambientes que demandam uma maior qualidade visual, como em salas de aula ou de reuniões corporativas.

Já o modelo LCD faz uso de painéis de cristal líquido para reproduzir imagens, tecnologia essa que oferece benefícios como maior uniformidade de brilho e uma reprodução mais precisa das cores. Sua utilização atende de maneira satisfatória a ambientes educacionais, como escolas e universidades, e empresariais.

Os projetores de LED se destacam pela utilização de fontes de luz de estado sólido, característica essa que promove benefícios como maior economia de energia, vida útil prolongada e tempos de inicialização rápidos.

Sua capacidade de projeção instantânea torna esse modelo de projetor um dos mais recomendados para apresentações móveis e de uso corporativo, gerando uma experiência visual versátil e qualificada em todos os formatos.

 Avalie a luminosidade e tamanho do espaço 

Outro fator importante para saber qual é o melhor projetor para o seu negócio é avaliar previamente o espaço em que ele será colocado. Isso porque questões como o tamanho e luminosidade do local podem influenciar em características técnicas do produto, como a quantidade de lúmens, por exemplo.

Os lúmens são a quantidade de brilho que sai de uma fonte de luz, e no caso dos projetores, é possível encontrar modelos de 500 até mais de 3.000 lúmens. Veja como saber quantos lúmens o seu projetor precisa ter:

  • 500 a 1.000 lúmens: excelentes para ambientes fechados e com controle de luz que possa permitir uma boa escuridão.
  • 1.000 a 3.000 lúmens: recomendados para locais fechados, mas sem um controle total da luz natural
  • a partir de 3.000 lúmens: oferecem alta performance para grandes salas de conferência e oferecem maior flexibilidade quando a questão é a luz ambiente. Ou seja, a claridade não será um empecilho para boas projeções de imagens.

Então, se algum momento você se perguntou qual é o melhor projetor para ambientes claros ou sem qualquer tipo de luminosidade, saiba que a resposta correta é: àquele com maior quantidade de lúmens possíveis. 

 Além da luminosidade, é preciso estar atento ao local em que o projetor será colocado, além da quantidade de pessoas presentes.

 A melhor aposta para sempre acertar no tamanho da tela é investir em modelos como o da Intelbras que consegue projetar imagens de 40 até 120 polegadas, garantindo uma visualização adequada em todas as ocasiões.

Esteja atento a qualidade de imagem oferecida  

Outro ponto importante para investir em um bom projetor é estar atento a resolução de imagem que o produto oferece, fator esse que garante a sua qualidade na apresentação. Isso porque a resolução indica o número de pixels que o dispositivo possui para criar a imagem, e quanto mais pixels, maior é a nitidez.

Para apresentações de slides e planilhas, as resoluções mais recomendadas são de 800×600 ou 1280×800. Agora, se as imagens a serem projetadas possuem informações mais detalhadas ou precisam ser visualizadas com maior nitidez, o recomendado é modelos com resolução de 1920×1080.

Verifique a conectividade e recursos adicionais

É importante identificar os mecanismos de conectividade do projetor que irá adquirir. Usualmente, a maioria dos dispositivos terá espaço para as entradas mais populares como HDMI, VGA e USB, mas é sempre bom conferir antes de fechar o negócio.

Outro ponto que deve pesar na sua decisão são os recursos extras que o projetor oferece, e alguns dos exemplos que podemos destacar são o bluetooth, Wi-Fi, que garante mais facilidade pois permite o envio sem fio de conteúdos para proteção, e a projeção 3D, que traz uma imersão ainda maior para a apresentação.

Além desses, há uma série de outras vantagens extras que podem estar presentes no projetor, e é fundamental estar atento a todos esses detalhes que podem, além de aumentar o desempenho do dispositivo, gerar economia e um bom custo-benefício.

Você já sabe qual é o melhor projetor para o seu negócio?

Neste conteúdo, apresentamos informações relevantes sobre projetores, bem como sua definição, como utilizá-lo e principalmente dicas para descobrir qual é o melhor projetor para o seu negócio. O objetivo é facilitar seu processo de compra e trazer mais garantia de satisfação com as escolhas feitas.

Conseguimos sanar todas as suas dúvidas? Então aproveite para conferir outros conteúdos sobre tecnologia, higiene e limpeza, suprimentos, dicas e muito mais no blog da Oceano B2B. Boa leitura!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.