Conhecer qual o melhor roteador para a sua empresa, além de facilitar o processo de compra, também contribui para a melhor efetividade e aplicação do produto em rotinas de diferentes tipos de negócios.

A conectividade é algo essencial nas rotinas das empresas, ainda mais quando se trata de negócios como hotéis, pousadas, escolas e cafeterias, onde esse serviço é oferecido como benefício e comodidade aos clientes.

Produzimos este conteúdo para lhe auxiliar na escolha do melhor roteador de internet e destacar o que deve ser analisado no momento da compra.

  • Tipos de roteador
  • Roteadores Intelbras
  • Guia prático – como configurar roteadores

Tipos de roteador

O roteador já se tornou um equipamento indispensável na rotina das empresas. É comum haver mais de um equipamento conectado a internet, como televisores, notebooks e smartphones. E é aí que o roteador de wi-fi entra, pois proporciona conectividade a diversos equipamentos ao mesmo tempo, buscando rotas mais eficientes no envio e recebimento de dados.

Confira dicas de como usar segunda tela para notebook

Saber o que é roteador e identificar os modelos disponíveis, certamente contribuirá significativamente para eficácia e funcionalidade do produto. Entre os tipos disponíveis, é possível encontrar opções para alcance restrito, ideais para ambientes menores e opções para amplo alcance. 

As opções mais profissionais oferecem amplo alcance e permitem a customização do portal de acesso. Essas versões, vão além da conectividade, oferecendo sistemas que permitem gerenciamento e controle dos aparelhos conectados. Maior segurança e controle de acesso são um dos benefícios extras do roteador de internet.

1. Roteador simples

Os roteadores simples são aqueles mais comuns, que desempenham a função básica de distribuir a conexão à internet para outros dispositivos. No entanto, essas versões são mais limitadas e ideais para quem não precisa de tantos aparelhos conectados à rede ao mesmo tempo.

Se você atua como profissional autônomo, em um escritório pequeno, certamente esta é uma opção para seu negócio. Alguns modelos oferecem praticidade e qualidade para conexões Wi-Fi e também cabeadas.  

2. Roteador 4G

O roteador 4G é uma opção que dispensa internet a cabo, já que funciona com um chip. Com ele, é possível distribuir a conexão móvel a outros dispositivos, o que é uma ótima alternativa para distribuir aos profissionais que trabalham em home office, ou atuam em áreas externas com limitações de conectividade, por exemplo.

3. Roteador dual-band e tri-band

Diferentemente de um roteador que trabalha em uma única frequência de 2,4 GHz, a versão dual-band trabalha com as frequências 2,4 GHz e 5 GHz, que permite uma troca de dados muito mais veloz. Já o tri-band é considerado um roteador gamer, pois conta com uma segunda banda de 5 GHz na rede, o que contribui para diminuir a interferência e o congestionamento.

4. Roteador mesh

O roteador mesh é desenvolvido para as redes mesh, também conhecidas como “redes em malha”. Quando são ligados uns aos outros, os aparelhos formam uma malha que cobre todo o imóvel de maneira uniforme.  No Brasil, o tipo de rede mais comum, é a rede criada por diversos nós no local, que são conectados a um roteador.

Mulher de camisa branca, cabelo escuro na altura dos ombros segura na mão direita um roteador de internet branco com antenas pretas.

Roteador Intelbras

Quando se trata de conectividade, a Intelbras possui opções que vão além da transmissão de conectividade até a profissionalização dos sistemas de wi-fi em hotéis, por exemplo.

A Intelbras é uma empresa brasileira, que possui certificações como a ISO 14001 e ISO 9001, garantindo segurança e controle de qualidade tanto nos processos, quanto nos produtos desenvolvidos.

Entre os modelos de roteador disponíveis, estão o AP 360 e o AP 310, ambos de teto e amplo alcance.

Roteador Intelbras Access Point AP 310

O AP 310 é um roteador de teto, indicado para pequenas empresas e ambientes corporativos. Esse equipamento, possibilita uma cobertura de até 100m² e capacidade de 100 usuários conectados simultâneos por AP. 

Além disso, permite controlar os dispositivos conectados de forma fácil e segura. É possível customizar o portal de acesso com dados do usuário, no momento da conexão. Essa funcionalidade é essencial para pousadas, por exemplo, onde é comum solicitar cadastro e senha para liberação da conectividade.

Com o roteador AP 310 é possível criar até 8 redes Wi-Fi diferentes para dividir por departamentos, entre clientes ou diversos níveis de colaboradores. 

Roteador Intelbras Access Point AP 360

O modelo AP 360 é ideal para profissionalizar o Wi-Fi de hotéis, empresas, universidades e ambientes corporativos. Possui cobertura de longo alcance, até 400m² e capacidade de 100 usuários conectados simultâneos por AP. 

Também possibilita o gerenciamento centralizado dos dispositivos conectados e personalização do portal de acesso com check-in no Facebook ou dados como número do apartamento, por exemplo. Com o roteador AP 360 é possível obter maior estabilidade para as redes corporativas e garantir uma melhor experiência de navegação aos usuários. 

Através do uso do aplicativo Wi-Fi Control Pro da Intelbras, é possível, ainda,  obter maior controle sobre os usuários que se conectam ao Wi-Fi do seu estabelecimento. Além disso, usando o Wi-Fi Control Pro, é possível monitorar estatísticas de marketing que o Facebook gera sobre as informações na página do estabelecimento.

Como configurar roteadores

Em geral, os roteadores são equipamentos de informática e tecnologia fáceis de instalar e configurar. Alguns modelos, como os mencionados acima, vêm acompanhados de suporte e acessórios de fixação, além do cabo de força e guia de instalação.

Tanto o software de gerenciamento quanto de configuração, podem ser acessados através da página do fabricante.

Certifique-se dessas informações no momento da compra e opte por modelos que apresentem as configurações de forma simplificada.

Encontre o roteador ideal para a sua empresa na Oceano B2B

No site da Oceano B2B você encontra as melhores opções de roteadores, além de uma linha completa de equipamentos, acessórios e periféricos de informática para o seu negócio.

Aproveite para centralizar as compras de suprimentos da sua empresa em um só lugar. Com isso, é possível obter economia e garantir maior agilidade para a sua rotina.

Continue a sua leitura no blog e confira mais dicas sobre suprimentos, empreendedorismo, tecnologia e outros assuntos imperdíveis!

Qual o melhor roteador para a sua empresa?