Se você está buscando por um equipamento que auxilie na movimentação de carga do seu negócio, a empilhadeira é uma das ferramentas mais indicadas. Mas dentre suas variações, como saber qual é o modelo ideal? O primeiro passo é conhecer os principais tipos de empilhadeira, e é isso que traremos neste conteúdo.
As empilhadeiras são essenciais para o transporte e elevação das mais variadas cargas em diferentes tipos de negócio. O uso dessa ferramenta promove agilidade para a rotina, segurança para o profissional, além de economia de tempo e produtividade para o negócio.
Os modelos mais comuns são a empilhadeira manual, semi-elétrica e elétrica. Enquanto a manual é operada pelo esforço braçal, a semi-elétrica é deslocada manualmente, tendo a parte elétrica envolvida na elevação da carga. Já a elétrica funciona por meio de um motor elétrico.
Para auxiliar você a fazer a escolha correta desse equipamento, falaremos sobre os principais tipos de empilhadeira, suas funcionalidades e maiores vantagens que o uso do equipamento promove para a rotina dos negócios. Confira!
Principais tipos de empilhadeira
Como já destacamos, os principais tipos de empilhadeira são as manuais, semi-elétricas e elétricas. Apesar de terem a mesma finalidade, há algumas diferenças importantes entre elas, tais como: sistema de funcionamento, capacidade máxima de peso, altura e valores. Veja mais a seguir!
Empilhadeira manual
A empilhadeira manual é um modelo mais indicado para uso em farmácias, mercearias e demais espaços logísticos com trajetos e elevações de cargas menores. Isso se dá pelo seu sistema hidráulico e mecânico, que torna necessário a ação de um profissional para a movimentação do equipamento.
Com diferentes opções de carregamento, pode suportar cargas de 500 quilos até uma tonelada e meia. Além disso, sua elevação pode variar de 1000 até 1600 milímetros.
Seu sistema é desenvolvido para exigir apenas o esforço necessário do profissional que irá operar a empilhadeira, o que acaba reduzindo riscos de lesões e acidentes no local de trabalho.
Considerada uma máquina simples em termos de funcionamento e com valores mais atrativos quando comparada a modelos semi-elétricos e elétricos, é uma excelente opção para negócios que desejam investir de forma inicial em um equipamento para facilitar a movimentação de mercadorias.
Empilhadeira semi-elétrica
A empilhadeira semi elétrica, como o nome já indica, é um equipamento que agrega a operação elétrica junto da manual. A parte manual se relaciona com o deslocamento da empilhadeira, que precisa ser empurrada pelo profissional, enquanto a elétrica, que funciona à base de bateria, está presente na elevação da carga.
Há modelos que conseguem levantar de 900 quilos a uma tonelada e meia de peso, além de alcançarem uma capacidade de elevação de um metro e meio até três metros e meio de altura.
Além disso, a semi elétrica conta com um funcionamento intuitivo que facilita o carregamento e descarregamento de caminhões e a movimentação das mercadorias em centros logísticos maiores como mercados, armazéns e fábricas.
Todos esses fatores fazem com que o equipamento traga mais velocidade para as tarefas e produtividade para a rotina dos profissionais, fazendo dele o modelo ideal para negócios que buscam trazer mais tecnologia e agilidade para seus processos.
Com valores maiores do que os manuais e menores que os elétricos, entregam um excelente custo benefício pois exploram o melhor de ambos para promover uma movimentação de carga segura, ágil e eficiente.
Empilhadeira elétrica
A empilhadeira elétrica é um dos modelos com tecnologia mais avançada, sendo recomendado para empresas de grande porte que realizam o transporte e empilhamento de grandes quantidades de mercadorias. Seu funcionamento tem como base um motor elétrico, o qual é alimentado por uma bateria.
Como escolher a empilhadeira ideal?
Para escolher a melhor opção é preciso determinar a sua preferência de empilhadeira, preço e o orçamento a ser investido e, junto disso, as necessidades de transporte de carga que a sua empresa exige. Assim, fica mais fácil buscar um meio termo entre valor X eficiência e escolher o modelo que mais se adequa ao que você precisa.
Qual a melhor marca para empilhadeiras? Clique e descubra!
Vantagens do uso de empilhadeiras para a sua empresa
Independente do modelo escolhido, há uma série de vantagens para empresas que investem no uso de empilhadeiras. Dentre todas elas, iremos destacar as três principais: segurança para os profissionais, mais agilidade e produtividade na rotina e custo-benefício.
1) Segurança para os profissionais
Por garantir a movimentação de cargas com pouco ou nenhum esforço físico, as empilhadeiras evitam que os profissionais tenham algum tipo de lesão muscular ou até mesmo sofram algum acidente por carregar cargas muito pesadas de forma manual durante o trabalho.
2) Agilidade e produtividade no dia a dia
Um dos principais benefícios da empilhadeira é garantir o transporte de grandes quantidades de cargas, e tudo isso de uma forma rápida e eficiente. Isso assegura mais produtividade para a rotina pois agiliza o processo de carregamento e descarregamento de mercadorias, gerando economia de esforço e tempo.
3) Custo-benefício
O custo-benefício também é uma importante vantagem assegurada pelo uso das empilhadeiras, já que dada a agilidade e otimização de tempo citadas no tópico anterior, é possível determinar que o equipamento gera um fluxo de trabalho muito mais rápido e efetivo.
Isso garante uma facilidade na hora de transportar e organizar cargas no estoque, fazendo com que os profissionais tenham mais tempo para realizar outras tarefas.. Ou seja, o investimento garante mais organização e tempo para a sua empresa.
Você já sabe quais tipos de empilhadeira escolher para o seu negócio?
Neste conteúdo, apresentamos os principais tipos de empilhadeira, discorrendo sobre suas capacidades de peso, elevação de altura e valores. Além disso, destacamos as principais vantagens de investir no equipamento para a sua empresa.
Agora que você já conhece os principais tipos de empilhadeira e qual deles é a melhor opção para o seu negócio, que tal conferir outros conteúdos? Aqui no blog da Oceano B2B, você encontra uma diversidade de publicações sobre temas como suprimentos, empreendedorismo, tecnologia e diversos outros. Confira!