Existem diversos  tipos de pilhas para os mais diversos usos. Para evitar maiores complicações na hora de comprar esse item, é preciso reconhecer os termos usados, assim como as especificidades de cada produto.

Nos e-commerces essa tarefa é um pouco mais fácil, já que as buscas permitem buscar por palavras relacionadas. Ainda assim, fica o questionamento: quando você compra equipamentos abastecidos por pilhas, você busca se informar sobre os seguintes tópicos?

  • Disponibilidade das pilhas 
  • Durabilidade das cargas
  • Possibilidade de reutilização
  • Custo-benefício

Pensando nisso, neste conteúdo falaremos sobre os principais tipos de pilhas, destacando esses tópicos tão essenciais para uma escolha eficiente e com um bom custo-benefício. Acompanhe!

3 Tipos de pilhas 

As pilhas estão presentes no cotidiano de qualquer tipo de empresa, sendo essenciais para a utilização de inúmeros equipamentos. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de pilhas mais utilizados para escolher o modelo correto na hora da compra. Vamos lá?

    1) Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas são compostas de hidróxido de potássio e conseguem armazenar uma grande quantidade de energia, resultando em uma maior durabilidade. Dispõem de diversos tamanhos e formatos, atendendo a diferentes necessidades.

Com uma ampla disponibilidade, são uma das pilhas mais fáceis de serem encontradas, contando com um amplo catálogo de opções em, lojas de construção, comércios e e-commerces.

A pilha alcalina possui proteção contra vazamentos, e é uma excelente opção para quem busca por economia e custo-benefício para o uso de seus equipamentos. Isso porque as alcalinas levam muito mais tempo do que pilhas comuns, por exemplo, para serem consumidas. 

É válido destacar que esse tipo de pilha não é reutilizável, então quando sua carga for totalmente utilizada, é preciso investir em novos modelos. Mas fique tranquilo! Por serem duráveis, isso costuma levar bastante tempo para acontecer.

     2) Pilhas de zinco

A pilha de zinco, também conhecida como pilha comum, é recomendada para utilização em equipamentos que não demandam tanto consumo de energia, como no caso de controles remotos, lanternas, relógios de parede e calculadoras. 

É um produto facilmente encontrado para venda e com preços que costumam ser bem atrativos, porém, sua durabilidade é inferior ao das pilhas alcalinas. Logo, se você precisa de uma pilha para eletrodomésticos que demandam alta potência, o tipo comum pode não ser a melhor escolha.

Além disso, não é recarregável, o que exige a necessidade de reposição assim que for consumida por completo.

    3) Pilhas recarregáveis

Se o seu negócio utiliza aparelhos eletrônicos com alto consumo de energia, a pilha recarregável é sem dúvida uma das melhores opções. Sua grande vantagem, como o nome já diz, é a possibilidade de reutilização após o fim da carga, o que gera maior economia 

Para recarregá-la, basta contar com uma bateria específica que funcionará como um carregador de pilhas.  A dica aqui é verificar a compatibilidade do carregador com o tipo de pilha.

Saiba o que é automação e como implantá-la no seu negócio

Quatro pilhas coloridas sob uma superfície branca

Tamanhos de pilhas

Há uma verdadeira variedade de modelos e tipos de pilhas. No entanto, há algumas características que fazem delas diferentes umas das outras, e uma das principais é referente ao seu tamanho. Os mais comuns são o AA, AAA, C e D. 

Pilhas AA

A pilha AA é uma das pilhas mais comuns e utilizadas, servindo para uso em uma série de eletrônicos como controles remotos, fechaduras eletrônicas, relógios de parede, lanternas e diversos outros equipamentos.

Extremamente fácil de ser encontrada nos mais variados tipos de comércio, as pilhas AA garantem um excelente custo-benefício uma vez que podem ser utilizadas em diferentes tipos de aparelhos. Com preços atrativos e uma alta eficiência, é um modelo de pilha que, sem dúvida, deve estar sempre presente no seu estoque.

Pilhas AAA

A pilha AAA tem funcionalidades muito semelhantes às da pilha AA, porém, suas dimensões são mais finas, o que torna ela ideal para aparelhos menores e que não consomem tanta energia.

Também conhecida como pilha palito, as pilhas AAA são amplamente vendidas em diversos tipos de comércios, sendo um modelo bem fácil de achar. Seus preços variam conforme as marcas, mas é possível encontrar modelos com valores bem atrativos.

Pilhas C

As pilhas C possuem uma dimensão significativamente maior do que as de tipo AA e AAA. Tendo um formato médio, é uma excelente opção para equipamentos eletrônicos que demandam uma capacidade energética maior.

É facilmente encontrada em lojas online, e possui um excelente custo-benefício pois, apesar de possuir um valor de mercado um pouco maior que outros modelos, oferece maior duração para aparelhos que necessitam de uma carga energética superior, questão que já destacamos no trecho anterior.

Pilhas D 

A pilha D, também conhecida como pilha grande, são os modelos com maior dimensão entre todos os outros, o que faz dela o tipo ideal para aparelhos que exigem um tempo de funcionamento maior, como por exemplo lanternas profissionais e aquecedores.

Pode ser encontrada em lojas de artigos eletrônicos ou, mais facilmente, em e-commerces. Seu custo-benefício é excelente pois, apesar de ter um preço mais elevado, tem uma durabilidade extremamente superior a todas as outras pilhas, fazendo com que seus equipamentos funcionem por muito tempo.

Durabilidade das pilhas 

Quando o assunto é durabilidade, podemos falar de prazo de validade e usabilidade de carga. A diferença entre os dois fatores está no tempo de uso.

Uma pilha nova pode durar até 10 anos. A partir do momento em que passa a ser utilizada, a duração da carga passa a variar de acordo com a utilização adequada – seguindo as instruções de uso descritas na embalagem -, consumo de energia do dispositivo utilizado e até mesmo o tipo de armazenamento.

As pilhas devem ser armazenadas em ambientes secos, protegidos da umidade e sem grandes oscilações de temperatura. Dicas de ouro: 

  1. Quando novas, mantenha-as armazenadas na embalagem original. Dessa forma, elas permanecem preservadas da perda de energia; 
  2. Outra orientação valiosa para evitar o desperdício de carga é retirá-las de equipamentos com baixa frequência de uso. A medida também evita avarias nas próprias pilhas e equipamentos.
  3. Insira as pilhas com cuidado, se certificando de que elas estão no posicionamento correto. Unidades mal posicionadas podem acabar comprometendo a transferência de eletricidade, o que pode deixar o aparelho instável, e por consequência, gastando energia mais rapidamente.

A importância de garantir um bom estoque de pilhas

Como vimos neste conteúdo, existem diferentes tipos de pilhas, e alguns deles são essenciais para o funcionamento de aparelhos utilizados no dia a dia de empresas, como mouses, teclados, controles remotos, entre outros.

Dado isso, um estoque bem abastecido de pilhas fornece a segurança e facilidade necessárias para que o seu negócio tenha todos os seus equipamentos em pleno funcionamento, evitando que tenham problemas ou falhas no funcionamento pela falta de carga.

Além da tranquilidade e segurança garantida para sua empresa, investir em grandes quantidades de pilhas de uma vez só também promove economia e custo-benefício para a sua empresa, uma vez que a compra recorrente e em quantidades menores gera muito mais trabalho e custos. 

Você já sabe como escolher os tipos de pilhas ideais para sua empresa?

Neste conteúdo, apresentamos os tipos de pilhas mais comuns, destacando questões como funcionalidade, disponibilidade, custo-benefício e possibilidade de reutilização. Além disso, trouxemos algumas dicas de extrema importância para estender sua durabilidade.

Conseguimos sanar todas as suas dúvidas? Então aproveite para navegar pelo blog da Oceano B2B e conferir nossa gama de conteúdos voltados para empreendedorismo, suprimentos, soluções em tecnologia e muito mais. Boa leitura!

 

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.