Os ventiladores, além da climatização dos espaços, promovem melhor circulação do ar em ambientes fechados e mantêm profissionais, clientes e parceiros mais confortáveis, principalmente nos dias mais quentes.

Para isso, é importante conhecer os principais tipos de ventilador e entender qual deles melhor atende às demandas do seu negócio.

Além disso, uma climatização eficiente também é fundamental no que se refere à segurança do trabalho. Espaços como galpões industriais, armazéns logísticos e locais onde ocorrem o manuseio de produtos químicos exigem uma ventilação adequada para evitar acúmulo de sujeira e contaminações.

Para auxiliar você a escolher os melhores ventiladores para sua empresa, falaremos sobre os principais tipos de ventilador e indicaremos qual é a melhor opção para diferentes espaços e negócios. Continue conosco!

Principais tipos de ventilador

Para entender qual é o melhor ventilador para climatizar a sua empresa, é importante conhecer as características, funcionalidades e vantagens de cada opção. Nesse caso, traremos informações relevantes sobre os modelos mais conhecidos, que são:

  • Ventilador de coluna
  • Ventilador de parede
  • Ventilador de mesa

Acompanhe o conteúdo e confira as características de cada modelo!

Ventilador de coluna

O ventilador de coluna é a opção ideal para negócios que necessitam de uma ventilação e circulação de ar efetiva para espaços maiores, como no caso de  restaurantes, hospitais, salas de atendimento e similares. 

Esses modelos são apoiados no chão e podem chegar a potências de até 200W, além de contarem com um sistema automatizado para troca de voltagem. Assim, não é necessário se preocupar com as tomadas onde serão utilizados, basta apenas saber se elas são 127V ou 220V para realizar a regulagem correta.

Com altura ajustável e hélices grandes, é possível direcionar o fluxo de ar do ventilador de acordo com as necessidades de cada espaço, garantindo uma distribuição equilibrada por todo o ambiente. Modelos da Ventisol contam com uma regulagem de altura que vai de 120 até 175 centímetros.

Quer saber como equipar a sua sala de espera?

Ventilador de parede

Assim como os modelos de coluna, os ventiladores de parede são altamente indicados para ambientes mais espaçosos como igrejas, depósitos, academias e similares. 

Permanecendo fixos e acoplados em locais estratégicos e altos, possuem oscilação horizontal, sendo possível regular a inclinação manualmente. São eficientes para climatizar áreas amplas.

Alguns modelos de ventilador do tipo contam com um motor de 200 watts, garantindo uma climatização altamente potente. Além disso, são bivolts, ou seja, funcionam em tomadas de qualquer voltagem.

Ventilador de mesa

Para empresas  que buscam por um modelo compacto e de fácil movimentação, o ventilador de mesa é a escolha ideal. Com um tamanho de 30 centímetros e disponível em diferentes velocidades, conta com modelos que podem chegar até 50 watts de potência, garantindo uma ventilação eficiente em espaços menores.

Além de ser fácil de locomover de um cômodo para outro, esse tipo de ventilador costuma ser leve, pesando até dois quilos. Sendo assim, é uma boa  opção para quem busca por uma climatização prática e eficiente de ambientes pequenos.

Ventilador de parede branco fixado em uma prede branca

Modelo de ventilador ideal para cada negócio

Agora que você já conhece mais sobre os três principais tipos de ventilador, vamos apresentar qual é o modelo recomendado para diferentes tipos de negócios e espaços. Os exemplos que destacaremos são:

  • escritórios
  • indústrias
  • galpões

Assim, fica ainda mais fácil identificar qual a opção de ventilador mais se adequa aos espaços da sua empresa. Vamos lá!

Escritórios

Para escritórios e salas comerciais, um bom ventilador de coluna atende perfeitamente a climatização do espaço, garantindo uma ampla ventilação. 

Durante dias frios ou em escritórios sem janelas, esse modelo é muito útil para garantir que o ar fique circulando, o que reduz a transmissão de doenças como gripes ou resfriados.

Indústrias

Em alguns tipos de indústria, como a alimentícia, o ventilador industrial, não é recomendado devido ao risco de contaminar produtos. Desta forma, o uso do ventilador de coluna é a melhor opção para manter a temperatura do local adequado para todos os profissionais. 

O modelo também pode ajudar a dissipar o calor nos arredores de fornos ou de qualquer outro maquinário que aqueça o ambiente durante o funcionamento. Tudo de forma discreta e sem emitir nenhum tipo de barulho.

Galpões diversos

Em negócios com galpões e ambientes amplos, onde exista a estocagem de de materiais e o acúmulo de sujidades, a opção ideal é o ventilador de parede.

Posicionado de maneira estratégica, ele auxilia na redução da temperatura no local, o que previne acidentes com produtos inflamáveis e mal estar causados pelo calor excessivo. Assim sendo, sua presença torna o ambiente mais confortável, seguro e mantém a circulação do ar sempre renovada. 

Na  Oceano B2B, você encontra opções da marca Ventisol que contam com hélices em plástico, as quais aumentam a força do equipamento, além de torná-lo mais leve e prolongar sua vida útil. Confira!

Você já sabe quais os tipos de ventilador ideais para a sua empresa?

Neste conteúdo, falamos  sobre os principais tipos de ventilador, e qual deles melhor atende às demandas de climatização do seu negócio. Para facilitar sua escolha, além de apresentar os modelos mais comuns, falamos sobre três espaços diferentes e qual tipo de ventilador funciona melhor em cada um.

Caso seu tipo de negócio não tenha sido citado nos exemplos, compare-o com os espaços apresentados. Dessa forma, você consegue avaliar  qual ventilador é o mais indicado para sua empresa.

Conseguimos sanar todas as suas dúvidas? Então aproveite para conferir outros conteúdos de alta relevância que possuímos em categorias como soluções em tecnologia, dicas, suprimentos e muito mais. Boa leitura!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.