Seja para organização do inventário, precificação ou ordenação de produtos, as etiquetas têm papel fundamental nas empresas. Isso porque elas tornam esses processos mais rápidos e práticos, e garantem que eles sejam executados com uma maior qualidade. Por isso, saber como usar a impressora de etiquetas é essencial.
Diferentemente dos modelos a laser ou a jato de tinta, a impressora de etiquetas tem um outro processo para impressão. Basicamente, a cabeça de impressão aquece e as informações são transmitidas para um lugar termossensível que sofre alterações em suas propriedades quando é submetido a temperaturas muito extremas.
Por isso, para você poder entender mais sobre os materiais usados nesse produto, quais processos de impressão existem e como usar esse item, preparamos algumas dicas que vão ajudar você. A seguir, você conhece ainda mais sobre esse produto que pode ter uma grande versatilidade na sua empresa.
Como usar a impressora de etiquetas: conheça algumas utilidades
A etiqueta impressa pode ser usada em diversas atividades da sua marca. Alguns tipos específicos são excelentes para identificar produtos a granel, marcar itens frios que estejam no balcão e distinguir as comandas de um restaurante.
Há modelos que também são indicados para estoque, gôndolas de supermercados e embalagens de produtos perecíveis. Nessa mesma linha, há alguns materiais específicos para papéis de etiquetas, como os de resina, ideais para impressão de códigos de barras, textos com fontes pequenas e logomarcas.
Benefícios da impressora de etiquetas
Entre os maiores benefícios da impressora de etiquetas adesivas, estão a velocidade de impressão, que auxilia em processos que demandam uma alta agilidade. Além disso, o custo de manutenção é mais baixo e o valor dos suprimentos é quase zero, já que ela não precisa de tinta de toner para funcionar.
Veja as opções de impressora de etiquetas da Oceano B2B
No caso das impressoras de etiquetas, há dois grupos principais: as térmicas e as que funcionam com jato de tinta ou laser. Nesse caso, um dos benefícios desses modelos é o sensor que determina o começo da etiqueta, garantindo, assim, que a impressão saia em perfeitas condições do começo ao fim da impressão.
Um dos modelos que você encontra na Oceano B2B é a impressora de etiquetas Label Writer 550 Dymo, que é o tipo térmico. Esse produto consegue produzir mais de 40 estilos diferentes de etiquetas. Após a instalação, você ainda pode imprimir as etiquetas a partir de diversos programas.
Outras vantagens desse modelo são a permissão da impressão direta de arquivos de bancos de dados e o redimensionamento automático do texto para melhor ajuste na etiqueta. O produto também possui banco de dados internos que salvam a etiqueta para utilizações futuras, facilitando o processo de impressão.
Tipos de ribbons
Os ribbons são fitas transparentes térmicas com tintas que, ao serem aquecidas, transferem as informações para diversos tipos de papéis, filmes e adesivos, no caso da impressão de etiquetas. Eles podem ser encontrados em três matérias diferentes: cera, resina ou misto, que apresenta os dois componentes.
Ribbons de Cera
Os ribbons de Cera possuem uma grande variedade de aplicações, pois eles imprimem em papel, filmes e adesivos. Além disso, se destacam por serem o modelo com o menor custo, imprimirem com boa velocidade e não precisarem de altas temperaturas para impressão.
No entanto, uma das desvantagens é a baixa resistência a atritos e a elevadas temperaturas, além da lavagem industrial ou com produtos químicos. Assim, na hora de comprar esse ribbon, é bom verificar as condições do seu ambiente para você poder avaliar se esse tipo é uma boa opção.
Ribbon Colorido
O ribbon colorido geralmente é usado na impressão de imagens. Ele é um material indispensável para as fotos dos funcionários no crachá, além do logo da empresa, por exemplo.
Com o modelo colorido, as cores das imagens são mais valorizadas no design. Além disso, a textura e a definição de cor ficam mais nítidas, transmitindo uma ideia de uma impressão mais profissional.
Como usar a impressora de etiquetas
Confira o passo-a-passo para começar a utilizar a sua impressora de etiquetas.
Lembrando que este é um tutorial generalista, podendo variar conforme especificidades do modelo e marca do seu produto. Portanto, tenha sempre em mãos o manual do usuário da impressora de etiquetas que você possui, principalmente para evitar avarias.
Independente do modelo, o primeiro processo é a instalação. Com esse processo, você consegue enviar arquivos e configurar o equipamento no seu computador ou dispositivo móvel.
Para tanto, insira a mídia com o software ou baixe o APP específico do seu produto. Após, siga o recomendado:
- Abra o compartimento para fita de impressão (ribbon), sinalizado no seu produto, e insira-a conforme orientação indicada;
- Faça o mesmo com o rolo de etiquetas, certificando-se de que esteja bem posicionada e a parte correta esteja voltada para cima;
- Ligue a impressora e espere completar o processo de iniciação. Costuma ser muito rápido e é essencial para que a impressão aconteça sem fricção;
- Você já criou as etiquetas em word, excel ou outro software de texto e imagem? Então basta enviá-lo do computador ou dispositivo móvel para a impressora e selecionar a opção IMPRIMIR.
Depois é só acompanhar a impressão e colar as etiquetas nos objetos desejados.
Compre a sua impressora de etiquetas na Oceano B2B
Encontre impressoras, ribbons e todos os produtos de tecnologia que você precisa para seu escritório. Na Oceano B2B, você encontra produtos de qualidade com preço justo e condições de frete reduzido para todo o Brasil. Aproveite para conferir a linha completa de informática e tecnologia disponíveis em nosso site.