As lixeiras são indispensáveis em qualquer empresa, servindo para armazenar os mais variados tipos de resíduos e manter os ambientes organizados.
Dado isso, é fundamental conhecer os principais tipos de lixeira para escolher aqueles que melhor se adequam às necessidades do seu negócio.
Diante de tantas opções, é possível que surjam dúvidas no momento de adquirir lixeiras para sua empresa. Nesse caso, questões como o tamanho do produto, local que ficará e se a empresa possui coleta seletiva devem ser consideradas.
Para auxiliar você a acertar em cheio na compra da sua lixeira, preparamos um conteúdo com os principais tipos e em que espaços sua utilização é mais recomendada. Além disso, falaremos sobre as principais diferenças entre lixeiras de plástico e inox. Confira!
Quais os tipos de lixeira para negócios?
Dentre os principais tipos de lixeira estão os contêineres, lixeiras para coleta seletiva, com pedal, com tampa, basculante e também os modelos com suporte.
A seguir, conheceremos suas características, atributos e forma de utilização. Com essas informações, ficará muito mais fácil escolher as opções ideais para o seu negócio. Vamos lá!
Contêineres
Os contêineres de lixo podem ser utilizados em qualquer empresa, mas se a sua possui um alto volume de resíduos descartados regularmente, a implantação desse modelo é altamente indicado. Isso porque o seu uso evita o transbordamento de lixeiras ou a necessidade diária de trocar os sacos de lixo.
O produto também se destaca pela agilidade que promove às rotinas, uma vez que conta com rodinhas que facilitam sua locomoção e agilizam o transporte do lixo para locais de recolhimento da coleta pública.
Sua instalação é indicada em condomínios, hospitais, shoppings, estabelecimentos comerciais, empresas de coleta, indústrias e muitos outros tipos de negócios.
Lixeiras para coleta seletiva
As lixeiras recicláveis, também chamadas de lixeiras para coleta seletiva, são modelos coloridos que servem para separar os resíduos da forma correta.
Investindo nesse modelo, você permite que o usuário consiga identificar com facilidade o tipo de material que deve ser descartado, algo que promove a melhor separação do lixo e facilita o trabalho da coleta seletiva
Mas o que cada cor significa? Essa é uma dúvida bem pertinente e estamos aqui para saná-la, então veja a seguir como funciona essa divisão:
- Azul: papel
- Vermelho: plástico
- Verde: vidros
- Amarelo: metais
- Laranja: pilhas e baterias
- Branco: resíduos de saúde
- Preto: madeira
Na dúvida sobre como descartar os resíduos do seu negócio da forma correta? Clique aqui e confira um conteúdo que sanará todas as suas dúvidas!
Lixeira com pedal
O modelo com pedal pode ser uma excelente opção de lixeira para banheiro, dado que é uma das versões mais higiênicas. Como seu nome já diz, ela conta com pedais que permitem a sua abertura sem que haja o contato das mãos com a tampa do lixo, o que promove mais higiene e evita contaminações.
Sua utilização também é recomendável em ambientes onde ocorre a manipulação de alimentos, como restaurantes, bares e cozinhas empresariais, uma vez que agiliza o descarte de restos de alimentos e garante maior higiene aos profissionais.
Lixeira com tampa
Os tipos de lixeira com tampa também são opções altamente higiênicas, uma vez que a tampa evita que os resíduos descartados fiquem expostos, o que pode gerar a proliferação de pragas, além do mau cheiro e um impacto visual negativo para o seu negócio.
Lixeira basculante
A lixeira basculante é um modelo que se destaca pela praticidade pois permite uma abertura mais fácil e também e evita que o lixo fique exposto, o que, assim como as lixeiras com tampa, evita a proliferação de pragas e mau cheiro.
Sua utilização gera mais agilidade para as rotinas, uma vez que profissionais e clientes conseguem fazer o descarte do lixo rapidamente e a lixeira não corre o risco de ficar destampada.
Lixeira com suporte
A lixeira com suporte é um modelo muito recomendado para espaços externos ou com grande circulação de pessoas. Desenvolvida com as cores da coleta seletiva para facilitar o descarte correto de resíduos, sua utilização demanda o uso de suportes de lixeira que servem para fixá-las em postes ou paredes.
Há suportes individuais, duplos, triplos e até quádruplos, permitindo que lixeiras de diferentes cores possam ser utilizadas e facilitando o trabalho da coleta urbana. Sua utilização é recomendada em shoppings, condomínios, espaços de convivência ao ar livre e calçadas.
Além disso, é resistente a alterações climáticas, possui tampa articulada e abertura frontal e conta com modelos que oferecem apagador de cigarro e fechadura para abertura da tampa.
Lixeira de plástico ou inox: qual escolher?
Além dos tipos, a escolha do material das lixeiras também é algo muito importante, impactando em pontos como resistência, durabilidade e até o aspecto visual dos seus ambientes. Os modelos mais comuns são a de plástico e inox.
A lixeira de plástico, por exemplo, é caracterizada pelas cores da coleta seletiva que contribuem para a destinação correta de resíduos. Dessa forma, ao investir nela, você garante ambientes limpos e ainda gera um impacto positivo no meio-ambiente.
Agora, se você está em busca de um modelo mais sofisticado para seus espaços, a lixeira inox é uma excelente escolha. Seu corpo de aço inox e acabamento em alto brilho não apresenta porosidades, o que evita o acúmulo de resíduos e facilita a limpeza
Todos esses fatores fazem deste modelo uma excelente opção de lixeira para escritório, uma vez que traz elegância para os ambientes e, dada sua alta durabilidade e resistência, representa economia a longo prazo.
Invista nos melhores modelos para cada ambiente
Agora que você já conhece os principais tipos e modelos de lixeiras, é hora de saber mais quais opções do produto melhor se encaixam em cada ambiente. Para a área dos banheiros de escritórios, por exemplo, o ideal é investir em versões pequenas ou médias, como as de 3, 5 ou 7 litros, uma vez que a troca precisa ser constante.
Lembrando que tudo depende do tamanho da sua empresa, pois no caso das de médio porte, modelos de 40 litros podem ser um melhor investimento. Se o espaço for ainda maior, como em um shopping center, opções de 50 litros podem atender melhor a demanda.
Para uso em ilhas de trabalho, próximo às mesas dos profissionais, as versões de 15 litros e sem tampa são uma excelente opção. Na copa e em ambientes de coleta seletiva, versões maiores como de 50 ou 100 litros são as mais indicadas.
Estar atento a esses detalhes é fundamental para que você realize boas escolhas na hora de comprar as lixeiras, algo que evita prejuízos e a necessidade de troca.
Já sabe quais tipos de lixeira escolher para o seu negócio?
Neste conteúdo, falamos sobre os principais tipos de lixeira abordando suas características e vantagens para diferentes tipos de negócio. Além disso, apresentamos os materiais em que são desenvolvidas e tamanhos ideais para cada ambiente.
O objetivo é fazer com que você tenha mais facilidade na hora de comprar as lixeiras da sua empresa, além de investir em opções certeiras para cada espaço dela. Conseguimos sanar suas dúvidas?
Então aproveite para conferir outras publicações do blog da Oceano B2B que podem ser de alta relevância para sua empresa. Falamos sobre empreendedorismo, suprimentos, higiene e limpeza, soluções em tecnologia e muito mais. Confira!