O controle de pragas é um procedimento contínuo e ininterrupto. E esse, provavelmente, é o grande segredo para manter a sua empresa limpa e conservada, longe de insetos e outros elementos que podem comprometer a sua estrutura.

O procedimento é benéfico em todos os sentidos e até uma exigência dos órgãos públicos para a emissão do alvará de funcionamento. Neste conteúdo vamos explicar como fazer o controle de pragas na sua empresa, com as orientações sobre procedimentos e dicas de produtos coringas para ter por perto.

Imunização ou dedetização?

O controle de pragas é uma série de procedimentos de dedetização, imunização e ativações sazonais (desinsetização e desinfecção), aliadas à rotina de higiene e limpeza das empresas. Você sabe a diferença entre eles?

Dedetização é o processo corretivo de controle de pragas. Trata-se de um processo de aplicação de  produtos químicos para eliminar insetos já existentes no ambiente, independente do ciclo de vida e do estágio de proliferação.

A imunização, por sua vez, é um processo preventivo e de manutenção. O processo visa tornar o ambiente imune às ocorrências de pragas, com aplicação de agentes específicos para cada situação. Os mais comuns são para baratas, ratos, cupins e até formigas.

Existem ainda os processos de desinsetização e desinfecção, mais comuns e menos danosos, para o afastamento de pragas. São feitos  com o uso de inseticidas, podendo ser aplicados por pessoas comuns com cuidados básicos. Abaixo, daremos dicas de como utilizar esse método ao seu favor para o controle de pragas de forma emergencial e de reforço.

Controle de pragas obrigatório

Alguns segmentos de negócios precisam comprovar o controle de pragas junto aos órgãos públicos para a liberação e manutenção de alvará de funcionamento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina quais são os tipos de empresas e quais são os procedimentos exigidos em cada caso.

Os produtos utilizados para esse fim podem ser altamente tóxicos e poluentes, demandando uma série de protocolos para o seu transporte, manipulação e aplicação. Por isso, só podem ser feitos por empresas autorizadas. Conheça a seguir algumas especificidades:

Alimentação e food service

A apresentação de um restaurante, bar, lanchonete ou padaria diz muito sobre a qualidade dos alimentos produzidos e comercializados no local. Você já reconsiderou fazer uma refeição em um estabelecimento, por não se agradar da sua limpeza e organização?

Muitos desses inconvenientes podem ser resolvidos na imunização para controle de pragas. Insetos podem comprometer a qualidade dos ingredientes e até dos equipamentos utilizados para preparar os alimentos. Portanto, é obrigatório seguir as normas da Anvisa na indústria, comércio e serviços de alimentação.

Empresas da Saúde

Hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios passam por criteriosos processos de esterilização. São estabelecimentos com alto potencial de contaminação e qualquer descuido pode desencadear quadros de infecção e outras doenças graves (às vezes irreversíveis).

A incidência de pragas potencializa esses problemas sanitários e de saúde, incluindo o comprometimento dos insumos utilizados para a realização dos exames e procedimentos. Os mesmos cuidados devem ser aplicados nas fábricas de medicamentos, farmácias, manipulação, entre outros estabelecimentos do ramo.

Hotéis, academias, condomínios e escolas

Os hotéis, academias, escolas, boates, parques aquáticos e até funerárias têm algo em comum: a grande circulação de pessoas diferentes por todos os setores.

Muitas pragas são involuntariamente transportadas para esses locais nos calçados, bolsas e outros objetos das pessoas. Dependendo da época do ano, pode coincidir com o período mais propício para a sua disseminação.

Falando nisso, a estação impacta diretamente na ocorrência de pragas. Às vezes a imunização realizada não contempla alguns tipos de insetos, demandando ações extras. Vamos apresentar alternativas eficientes no próximo tópico.

Homem com macacão branco e epis faz dedetização em corredor de empresa

Cuidados para manter o controle de pragas

Realizar o controle de pragas na sua empresa é, antes de qualquer coisa, uma medida de responsabilidade com a saúde pública. Em segundo plano, zelar pela vida útil da infraestrutura e bem-estar dos funcionários.

Outras medidas podem ser tomadas para potencializar e manter esse cuidado, mesmo para empresas que não são obrigadas a realizar os procedimentos profissionais:

  • Telar janelas e portas
  • Vedar portas com borracha
  • Manter as lixeiras e contêineres fechados
  • Evitar o acúmulo de sacos de lixo em contato direto com o chão
  • Conservar os alimentos em embalagens fechadas
  • Manter ralos bem encaixados
  • Limpar (ou solicitar) periodicamente a caixa de gordura
  • Drenar recipientes de plantas, para evitar água parada

Uma dica de ouro: conheça bem a sua empresa e onde está localizada. Prédios antigos, ambientes úmidos, quentes, escuros, sem ventilação ou com déficit de coleta de lixo são favoráveis ao aparecimento de mosquitos, baratas e traças.

Inseticidas para pragas sazonais

No início do verão no sul do Brasil é acompanhado pela propagação de pragas típicas da estação. A situação é atenuada nas regiões onde o calor prevalece ao longo do ano. Essas são as condições perfeitas para os ovos dos mosquitos eclodirem mais rápido, aumentando exponencialmente a sua proliferação. Um deles é o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Como falamos anteriormente, o uso de inseticidas também é muito eficiente e recomendado para essas situações. Existem opções seguras no mercado, que podem ser aplicadas sem a necessidade de evacuação dos ambientes e com efeito imediato.

Inseticida automático

O aparelho libera micro sprays continuamente na frequência e intensidade programadas. O seu funcionamento é a pilhas e deve ser posicionado de acordo com as instruções da fabricante.

Inseticida aerosol

É a versão mais popular de veneno para barata não nociva para animais e pessoas que estiverem no mesmo ambiente, desde que aplicado de acordo com a fabricante. Também existe na versão para mosquitos e espécies diversas de pragas, como veneno para cupim e traças.

Inseticida elétrico líquido e de pastilha

São aparelhos plugados na tomada, com compartimentos para alimentar com os elementos inseticidas (líquido ou em pastilha). Podem ficar ligados por horas, desde que observados para evitar superaquecimento.

Controle de pragas com produtos da Oceano B2B

Na Oceano B2B você encontra opções de inseticidas de qualidade reconhecida e marcas consolidadas para manter o controle de pragas no seu negócio.

Também oferecemos um mix completo de EPIs e EPCs para prestadores de serviço de dedetização e imunizadoras. Confira nossas ofertas em condições especiais de pagamento e frete para empresas de todo o país.

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.