Você sabe o que é coleta seletiva e por que ela é importante para a sua empresa? Esse processo é fundamental para destinar os resíduos de forma adequada e evitar a geração de mais poluição ambiental.

Pensando nisso, nós, da Oceano B2B, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender qual é a importância da coleta seletiva para a sua empresa. Continue a leitura do conteúdo e fique por dentro do assunto.

Como funciona a coleta seletiva?

Após saber mais sobre o que é coleta seletiva e a importância desse processo para as organizações e a sociedade, é hora de entender como ela funciona. O primeiro passo é a separação de resíduos considerados inúteis e resíduos que podem ser reaproveitados.

Para que eles sejam descartados de forma correta, são utilizadas lixeiras de coleta seletiva, que possuem cores específicas para identificar os tipos de resíduos, como amarelo, verde, azul, vermelho, marrom e cinza.

No Brasil, o processo de coleta seletiva de lixo varia de acordo com cada município e pode funcionar de três formas: coleta feita pelo serviço público municipal, pontos de entrega voluntária, também conhecidos como PEVs, e coleta feita por cooperativas ou associações de catadores.

A importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos

No Brasil, desde 2010, está em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que o setor público e as empresas, fabricantes, distribuidores e comerciantes devem elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com transparência sobre a destinação do lixo.

Essa política tem como objetivo reconhecer os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis que podem gerar trabalho, renda e cidadania. A política também previa a erradicação dos lixões e aterros sanitários até 2014. No entanto, o prazo não foi atendido e estuda-se a prorrogação até 2021.

Caso não respeitem a medida, essas organizações podem pagar multas altas, penalidades, ou até enfrentar reclusão de um a três anos. Portanto, se adequar à política não é apenas uma forma de evitar multas, mas também de contribuir para o bem-estar social, evitando desperdícios e reaproveitando materiais que podem, inclusive, gerar retorno financeiro para as empresas.

Quais são as vantagens da coleta seletiva para as empresas?

A coleta de lixo apresenta diversas vantagens para as organizações, entre elas a melhora da limpeza do ambiente de trabalho e, consequentemente, a qualidade de vida dos colaboradores.

Além disso, esse processo pode melhorar a imagem da organização junto à comunidade e aos clientes, permitindo uma geração de renda a catadores de lixo e levando a uma maior inclusão social desse grupo.

Com uma coleta seletiva adequada, também é possível reduzir os riscos de contaminações e doenças, diminuir o impacto ambiental na geração de resíduos e até possibilitar a venda de materiais recicláveis, gerando mais renda às empresas.

o que é coleta seletiva

Como realizar a coleta seletiva na sua empresa?

Para descartar o lixo de forma correta, não são necessários grandes gastos ou mudanças drásticas na rotina do escritório. Abaixo, elencamos alguns passos para você saber como fazer a coleta seletiva no dia a dia. Confira.

Eduque os colaboradores

O primeiro passo para ajudar os colaboradores a entenderem o que é coleta seletiva e a importância desse processo é fornecendo informação. Por isso, promova cursos e palestras sobre educação ambiental, ofereça capacitação sobre coleta seletiva e incentive a redução de consumo no escritório.

Planeje a coleta

Depois desse passo, é importante saber a quantidade de funcionários da empresa, assim como a quantidade e os tipos de resíduos gerados diariamente pelo seu negócio. Também é necessário verificar o espaço disponível e o modelo de armazenamento, como cestos ou tambores. Dessa forma, fica mais fácil realizar o direcionamento correto do lixo.

Realize a implantação

No momento da implantação, as lixeiras precisam ser colocadas em locais de fácil acesso. Lembre-se de que as lixeiras precisam estar identificadas com as cores corretas: azul para papel, verde para vidro, vermelho para plástico, amarelo para metal, marrom para resíduos orgânicos e cinza para reciclagem.

Faça manutenções constantes

A manutenção da coleta de lixo seletiva precisa ser feita de forma constante. Portanto, é importante realizar acompanhamentos e verificar se os descartáveis estão sendo separados de forma correta. Uma boa dica é formar uma equipe para acompanhar a implementação do projeto e responder dúvidas ou solucionar os problemas, caso surjam.

Tenha práticas mais sustentáveis no seu negócio com a ajuda da Oceano B2B

Se você gostou de saber mais sobre o que é coleta seletiva e como ela pode beneficiar a sua empresa, não perca outras dicas de sustentabilidade no blog da Oceano B2B. Aqui, você encontra diversas informações, novidades e tendências do mundo corporativo!

Oceano

A Oceano B2B é um e-commerce com mais de 10.000 itens focados nas necessidades do seu negócio. Encontre aqui artigos de escritório, informática, equipamentos de proteção, papelaria, higiene, alimentos, mobiliário e mais.